Readaptação de rotina profissional de uma personal trainer na quarentena

Projeto Etcetera
E Outras Coisas
Published in
7 min readJul 8, 2020

Reportagem de Rebeca Emilly

Com a quarentena e o isolamento social em meio à pandemia que estamos vivendo, muitas pessoas precisaram readaptar a rotina, principalmente a de trabalho, que exigiu novas experiências, criatividade e elaboração de novos conteúdos. Como a profissional Thalita Bastos, de 26 anos, que atua como personal trainer e, por conta das academias fechadas, precisou criar uma nova rotina para seus alunos de academia — mas agora, em suas residências.

Algumas pessoas têm sofrido de ansiedade durante a quarentena, outras têm comido mais que o devido e ganhado um pouco mais de peso. A prática de exercícios físicos pode ajudar nesses aspectos, diz Thalita, por isso, nesse bate papo, a personal trainer vem contar um pouco da sua readaptação profissional, dando algumas dicas para você sobre a prática de exercícios em casa.

Com as academias fechadas e o isolamento social, como você readaptou a sua rotina?

Como todo mundo, eu fui pega de surpresa, simplesmente um dia eu estava dando aula e no outro simplesmente estava em casa, impedida de dar as minhas aulas presenciais que é de onde eu tiro o meu maior sustento. No começo da quarentena eu perdi um pouco o equilíbrio, isso teve total consequência na minha forma de agir sem saber o que fazer nesse momento novo. Aí passei um tempo paralisada, mas eu percebi que, quanto mais tempo eu perdesse e não buscasse solução, pior seria para eu sair dali. A forma que eu busquei para resgatar minha rotina foi simplesmente avaliar o cenário, o que é que estava acontecendo, o que é que eu precisava melhorar e então eu coloquei isso tudo no papel e criei uma rotina exclusiva. Isso facilitou muito para que eu tivesse a clareza no que eu precisava fazer, e comecei a criar conteúdo a partir disso.

Essa mudança de rotina tem sido difícil? Quais foram os benefícios e malefícios dessa nova adaptação?

Foi difícil no começo, toda mudança é difícil, mas eu sou muito grata a todas essas dificuldades, porque foram por meio delas que eu consegui realmente melhorar algumas coisas que eu precisava e não percebia, só quando eu fui colocada contra a parede eu cresci. Digo que os benefícios da quarentena foram muitos, porque, estando dentro de casa, pude colocar a mente para funcionar para novas habilidades.

Criei um novo programa, o garota fit, aplicativo de treino que eu tenho, não tinha tantos conteúdos e eu pude aperfeiçoar. Entender as necessidades do meu cliente, aquela aluna que é super ansiosa, nunca tinha passado por uma crise de ansiedade, então pude viver na pele e buscar soluções para isso, e ensinar as pessoas a saída. Então, eu pude ficar mais perto do meu cliente, isso me deixou muito satisfeita e esses benefícios aí foram excelentes, eu faria tudo de novo. Porque eu pude realmente evoluir e colocar em prática habilidades que eu nem sabia que tinha.

E os malefícios na minha visão, realmente foram só econômicos. Algumas pessoas não estavam preparadas para a quarentena, às vezes não juntou um dinheiro, então tem gente que até hoje depois de três meses não conseguiu se reerguer. Muitos comércios grandes fecharam, mas isso vejo pelo lado positivo, o lado da preparação que a gente tem que ter, de estar preparado para tudo, porque eu realmente enxergo essa questão do fracasso como motivação para não errar mais e me fortalecer.

Muitas pessoas têm sofrido com ansiedade nesse período, os exercícios físicos têm ajudado a melhorar esse sintoma. Qual seu conselho em relação a isso?

Sim, a ansiedade realmente foi algo que pegou todo mundo de jeito. Inclusive ela me pegou, porque a ansiedade é simplesmente um excesso de preocupação no futuro, é quando você não sabe o que vai acontecer, então isso te deixa ansiosa, preocupada, com medo. Outros sentimentos também se desenvolvem através da ansiedade, e eu acho que a ansiedade tem um lado positivo e um lado negativo. O positivo é que ela prepara, quando você tá ansiosa para fazer uma prova, um projeto, que seja, você prepara todo terreno para chegar ali, para fazer algo bom naquele momento, para se sair bem. Mas a ansiedade também paralisa, que foi o que realmente aconteceu comigo logo no começo da quarentena.

E o exercício físico ajuda a melhorar os níveis de ansiedade sim, quando você se movimenta, naturalmente a ansiedade vai diminuindo, porque exercícios físicos regula os hormônios, no final das atividades físicas libera hormônio do prazer, então você se sente bem, você começa emagrecer ou a ganhar hipertrofia que é o aumento de massa muscular, então você começa a ficar bem com sua imagem, se sente melhor. Por ter uma rotina planejada, exercícios planejados, para os seus objetivos, isso te motiva, e você vendo resultado e vendo que está conseguindo alcançar o seu objetivo, você para de se preocupar tanto, porque você ta fazendo alguma coisa para sair daquilo, então realmente o exercício ele entra como remédio, um remédio para lhe tirar desse estado paralítico, esse excesso de preocupação.

Há quem diga que exercícios em casa não contêm o mesmo efeito que os praticados em uma academia. Essa avaliação condiz?

Eu digo para você que depende, porque, por exemplo, para uma pessoa que não gosta de treinar na academia, e gosta de treinar em casa, para ela tem um total efeito positivo porque ela está treinando, o que vale é você treinar, não importa onde, importa você fazer. Então eu digo para você que tem mais efetividade você fazer aquilo que você gosta, não importa onde, e hoje, eu como profissional de educação física, busco recursos e formas criativas até para se treinar em casa.

Então assim, você tem condições de ter resultados incríveis em casa, tem as pessoas que, por exemplo, como eu, não gostam de treinar em casa. Eu gosto de treinar na academia, mas por ter visto tantos benefícios em treinar em casa, porque realmente eu não poderia deixar de treinar, fui criando afinidade com os treinos em casa, e hoje eu digo para você que os mesmos resultados que eu tenho na academia, estou tendo em casa, então depende do que a pessoa gosta. Se a pessoa gosta de treinar em casa, gosta de exercícios aeróbicos, a gente cria uma planilha de treinos baseados no que a pessoa gosta de treinar na academia, gosta dos movimentos da ficha de academia, a gente tem como adaptar para fazer em casa, então depende muito.

Qual tem sido o desempenho dos seus alunos em meio aos treinos praticados em casa?

Tem sido excelente, realmente ultrapassou as minhas expectativas, eu não sabia que poderia dar tão certo. Mas agora avaliando, fazendo uma reflexão, não teria como dar errado, se eu realmente estava fazendo algo exclusivo para cada pessoa, entendendo o que era importante para ela, quais eram as dificuldades que ela tinha, o que ela precisava melhorar, os pontos fortes e fracos, para que eu consiga agregar de forma positiva. Então não tinha como dar errado, eu escuto muito o que meus alunos dizem, que estão tendo resultados iguais ou melhores treinando em casa, justamente porque, por trás disso, existe todo esse cuidado de entender quem é a pessoa que está me procurando, procurando o meu trabalho em busca de resultados.

Quanto cresceu e quanto caiu o desenvolvimento do seu trabalho em meio à quarentena?

Eu caí no começo, porque foi tirada a maior parte do meu salário, porque eu dava aula presencial e parei, mas isso aí só me fortaleceu para conseguir concretizar o meu sonho, que era alavancar os treinos do “garota fit” que é um aplicativo de treinos online que eu tenho, e o meu sonho era fazer muitas vendas dele, e eu não estava conseguindo fazer isso enquanto estava dando aula de personal. Eu acho que pelo motivo de que eu dividia minha energia entre conseguir alunos no modo presencial, que eu lucrava mais, e alunos para o meu aplicativo. Então quando entrou na pandemia, eu consegui focar especialmente nisso e consegui alavancar um negócio online, eu acho que foi aí que eu levantei mais, que eu cresci mais do que eu caí, porque eu fui perceber que é possível, mesmo em meio à dificuldade que estamos passando devido a pandemia.

· 3 dicas de um personal, na quarentena…

1. Se tá difícil para você, busque ajuda, pessoas precisam de pessoas. Ninguém consegue nada sozinho, se você está sentindo dificuldades, se para você o treino é um ponto fraco, você não consegue treinar, não consegue ter resultados, procure alguém que te ajude nesse processo.

2. Deixe de dar desculpas e parta para a ação. Treinar em casa pode ser bom, pode ser divertido, pode ser como na academia, pode ser treino aeróbico. Se você não tem equipamento em casa, tem como desenrolar de forma criativa, criar sua própria carga, então zero desculpas, mesmo que você não goste de treinar em casa, dá para fazer um treino parecido como na academia e dá para ter resultados iguais ou melhores.

3. Foque no positivo, ou seja, foque naquilo que você tem que fazer e não naquilo que você não pode fazer. Muitas pessoas ficam focando na saudade, “queria estar na praia, queria um show, queria encontrar pessoas”, mas esquecem de focar naquilo que vocês já têm. Você tem uma casa, você pode trabalhar, pode se conhecer melhor, pode treinar, pode colocar coisas em prática. Então, foca no positivo, que ele vai expandir e você vai ser uma pessoa que vai conseguir solucionar problemas de forma mais rápida.

Crédito: rawpixel.com

--

--

Projeto Etcetera
E Outras Coisas

Conteúdo jornalístico desenvolvido pelo curso de Comunicação Social da Uninassau João Pessoa