Trump x Biden: A confusa eleição norte-americana

Projeto Etcetera
E Outras Coisas
Published in
3 min readOct 17, 2020

Texto de Brenno Cardoso

Às vésperas das eleições presidenciais dos Estados Unidos, que ocorrerão em 03 de novembro, Donald Trump, candidato à reeleição pelo Partido Republicano, segue atrás nas pesquisas nos principais estados, como Flórida e Georgia, onde venceu em 2016. O candidato democrata Joe Biden, ex-vice presidente de Obama, é o grande favorito.

Estamos falando nas eleições que podem mudar o panorama político mundial. Após a vitória de Trump em 2016, a extrema direita ganhou ainda mais força pelo mundo e segue pondo os seus representantes em governos de países alinhados com os Estados Unidos, como Brasil e Filipinas.

Donald Trump vinha liderando as pesquisas até junho, mas após declarações polêmicas sobre o movimento Black Lives Matters — que se inflamou depois que George Floyd, um homem negro de 46 anos, foi morto por um policial na cidade de Minneapolis (EUA) –, o seu índice de popularidade vem em constante decadência.

O estado do Minnesota, onde fica a cidade de Minneapolis, é majoritariamente branco, 88,2% da população. Foi lá onde, em setembro deste ano, Trump não poupou palavras e fez um discurso racista: “Vocês têm bons genes, vocês sabem né? Bons Genes. Muita coisa é genética vocês não acham? A teoria dos cavalos de corrida. Vocês não acham que somos diferentes? Vocês têm bons genes em Minnesota…”.

Depois de um discurso polêmico e cheio de pontos racistas que flertam até com o ideal nazista de supremacia, as polêmicas do candidato não se encerraram só nisso. Em uma entrevista dada ao Jornalista Chris Wallace, da Fox News, Trump disse que não aceitaria o resultado das eleições caso não fosse reeleito. Se isso ocorrer, seria a primeira vez que os Estados Unidos entrariam em um regime de tomada de poder inconstitucionalmente.

É natural que depois de todas essas declarações a popularidade do então presidente venha caindo. Pesquisas recentes mostram que Biden tem 11 pontos a frente do candidato Republicano, segundo Wall Street Journal com NBC News. Durante o único debate realizado, no final de setembro, Trump criticou o uso de máscaras enquanto Biden, o seu oponente, defendeu. Dias depois, Trump anunciou que testou positivo para Covid-19.

As incertezas sobre o cenário das eleições norte-americanas, preocupam, dizem especialistas. “Na história dos Estados Unidos, várias vezes realizamos eleições presidenciais durante tempos de guerra, mesmo durante uma guerra civil. Esses são os únicos precedentes comparáveis como o que estamos vivendo agora, pelo nível de incerteza e de tensão”, afirmou à BBC News Brasil o historiador Bruce Schulman.

Olivier Douliery/Pool vi AP

--

--

Projeto Etcetera
E Outras Coisas

Conteúdo jornalístico desenvolvido pelo curso de Comunicação Social da Uninassau João Pessoa