Birdgerton: Histórico mas atual

Luana Silva
Epifanias Aleatórias
2 min readDec 26, 2020

Aviso: Contém alguns spoilers

Dentro de uma sociedade que enxerga o casamento como um modo de ascensão social, Daphne Birdgerton quer encontrar o amor. Esse é o mote que Birdgerton, a nova série de época da Netflix, nos entrega logo de cara. Mas além do glamour dos bailes de debutante e dos vestidos elegantes, ela entrega muito mais.

A protagonista (Phoebe Dynevor) está presa aos costumes da época, sim. Mas isso não faz dela uma donzela tola (ingênua, talvez) mas ela sabe jogar pelas regras do jogo e isso fica bem claro quando ela resolve atrair as atenções de um certo pretendente para si. Ela também evidencia para seus irmãos que é capaz de tomar as suas próprias decisões, sejam elas as mais adequadas ou não.

A série traz questões feministas, assim como em Mulherzinhas (Little Women) sobre o papel da mulher na sociedade e suas aspirações: a que deseja casar e a que não deseja. Pontuando também como cabia aos homens tomar decisões sobre a vida das mulheres, muitas vezes ignorando as opiniões delas. Além disso, fica evidente o paralelo entre a maneira como as mulheres e os homens podem se comportar nessa sociedade (enfim, a hipocrisia).

O que torna a série ainda mais interessante é que ela não se restringe ao seu casal principal. As histórias dos personagens secundários são igualmente envolventes, como a de uma prima recém-chegada e já grávida, que coloca a família Featherington numa situação bastante delicada. Afinal, o que todos querem nessa sociedade é evitar um escândalo. O que fica cada vez mais difícil, graças à presença notável de um período assinado por uma desconhecida Lady Whistledown, que conhece os segredos de toda a alta sociedade e não se priva de divulgá-los. Uma gossip girl do século XIX, eu diria.

Outro ponto positivo da série é colocar a diversidade no centro. Com personagens negros essenciais para a trama, em posições sociais de destaque (inclusive a rainha) fica a pergunta: por que demoraram tanto tempo?

Se você não é um fã de série de época, eu lamento. Essa trama aqui me fez maratonar os oito episódios em um dia. Muito mais interessante que uma certa série de fantasia sobre uma certa espada.

--

--

Luana Silva
Epifanias Aleatórias

Um espaço vazio entre palavras escritas e coisas não ditas