Princípios do marketing pessoal para um publicitário
Chegou a hora de se vender. E agora, como fazer para ser lembrado? O marketing pessoal é importantíssimo na carreira publicitária. Se você diz que trabalha muito bem em criar estratégias para vender produtos do seu cliente, então, chegou a hora de provar que também sabe vender o produto chamado “você”. Só que dessa vez você não vai focar em atrair vendas, e sim em alavancar a sua carreira profissional.
Muita gente confunde marketing pessoal com ego inflado e acaba exagerando na dose da venda. Não cometa esse erro. Você tem que focar em ser notado por suas qualidades, habilidades e competências. Outro lema que você deve anular completamente da sua carreira é o chamado “falem mal, mas falem de mim”. Não adianta ser notado se for de forma negativa, e reverter uma fama negativa é um trabalho bem difícil e requer muito tempo e dedicação.
O mercado precisa te conhecer e entender o que você tem para oferecer. Primeiramente, é preciso colocar no papel quem você é, quais são suas qualificações, quais são as suas qualidades e pretensões profissionais, quais são suas áreas de interesse, quais são suas metas e objetivos na profissão e quais sãos as melhores mídias e recursos para fazer o seu marketing. Depois de montar todo o seu cronograma inicial, chegou a hora de analisar e traçar uma estratégia.
Transforme-se em um case, seja um formador de opinião. Escuto alguns estudantes falarem que apenas estudando não consegue espaço no mercado, e eles têm razão, mas que tal estudar e compartilhar isso, mostrar suas opiniões sobre determinado tema, se tornar um profissional relevante naquela área, e mostrar para o mercado que você domina o assunto? Neste ponto você não precisou falar o que fez, nem o que conquistou, mas mostrou que pode ser um bom profissional apenas compartilhando o que sabe. No entanto, para chegar ao ponto de ter pessoas acompanhando suas ideias, pensamentos e opiniões sobre tal área, ou seja, para ganhar seguidores de verdade e se tornar um influenciador, é preciso frequência de conteúdo e tempo.