PUBLICITÁRIO — UMA CRIATURA EGOCÊNTRICA?
O mercado publicitário sofre de um mal que podemos observar em muitos publicitários, o chamado ego, não são todos, mas garanto que são a maioria, profissionais que buscam o sucesso na carreira e antes mesmo de chegar ao sucesso, fazem questão de expor para todos as suas conquistas que muitas vezes nem são grandes coisas.
O publicitário egocêntrico procura ser sempre o centro das atenções para manter a sua aparência de profissional genial na agência. Para ele, entregar um trabalho bom, é além de sua obrigação, e sim, algo que só ele é capaz e fazer. Muitas vezes não tem a humildade de pedir ajuda a sua equipe, pois em seu pensamento, qualquer pessoa que tentar ajuda-lo, estará atrapalhando as suas ideias. Muitas vezes fala que as pessoas só querem se aproveitar da sua experiência, só procura escutar as pessoas quando o assunto é do seu interesse. Se o diálogo é para que ele receba feedback, prepare-se para enfrentar um grande conflito de opiniões, pois ele nunca vai aceitar que fez algo de errado, ou pior, vai culpar outras pessoas pelo erro. Considera-se um especialista em tudo o que acontece ao seu redor e sempre quer provar o quanto é capaz para todos.
Essa imagem de egocêntrico já vem de brinde quando observamos um publicitário, o problema é que muitos publicitários confundem defender uma ideia com arrogância, vaidade, preconceito e falta de gentileza. A sensação que fica é que ser egocêntrico faz parte da profissão, e os profissionais quando chegam a um certo patamar precisam elevar o seu ego.
Muitos universitários já entram no mercado achando que tudo isso é normal, ser um profissional arrogante e prepotente, como se fossem características positivas. Tive algumas experiências de entrevistar estudantes nas minhas passagens em agências, era incrível como alguns candidatos que demonstram poucas experiências, já apresentam desprezo a vaga, como se tivesse naquela entrevista por obrigação, como se ele quisesse provar que merecia muito mais do que um estágio. Se você quiser provar que merece um cargo maior, numa agência ou qualquer empresa, não tente provar com palavras ou argumentos vagos, e sim com trabalho, é a melhor forma de mostrar as suas capacidades profissionais.
Existe um estudo da Universidade Baylor (EUA) que aponta a importância da humildade no trabalho, fazendo com que o profissional tenha um desempenho melhor e um trabalho em equipe muito mais competente.
Temos que aprender a reconhecer as nossas qualidades, se orgulhar das nossas conquistas, saber até onde vai o nosso limite, não ter vergonha de tirar uma dúvida e trabalhar em equipe. Com toda certeza, podemos fazer tudo isso com humildade. Nunca se esqueça: nunca sabemos de tudo.