Design Tracks, talks de design para não designers

Compartilhando conhecimento entre áreas e trazendo os pares para mais perto dos processos de design

Andre Hiro
Escala
3 min readJul 30, 2024

--

Photo by Teemu Paananen on Unsplash

Olá, somos Hiro e Giseli Mutton, Product designers do Escala e queremos compartilhar como está sendo a experiência em realizar Talks sobre Design para outras equipes dentro da empresa.

Já parou para pensar que no seu trabalho muitas vezes interagimos com pessoas de diferentes áreas, que normalmente dependem do seu trabalho ou que você depende do trabalho delas? Mas você conhece bem estes pares? Sabe realmente como é o trabalho deles, como pensam, quais suas habilidades técnicas e como executam as suas atividades? Qual o impacto do seu trabalho na outra área e vice versa?

Então, pensando na integração das equipes e troca de conhecimento, foi iniciada a cultura das Talks semanais, envolvendo as áreas de Produto, Design e Desenvolvimento, onde toda semana uma pessoa compartilha algo do seu trabalho, promovendo trocas e discussões.

Estava então montada a tríade de Talks do Escala:

- Design Track: a área de Design que mostra os caminhos e possibilidades

- Tech Climb: a área de Desenvolvimento que contrói o caminho para subirmos cada vez mais.

- Product Summit: a área de Produtos que aponta para o topo, para onde queremos chegar.

Os primeiros encontros foram de assuntos mais gerais: tipos de pesquisa, cases internos, Design Thinking, o que é acessibilidade, e por aí vai. Mas com o passar do tempo, e do retorno que fomos tendo da equipe, foi natural começarmos a abordar temas mais estruturados e com um pouco mais de profundidade. Temas como vieses cognitivos, modelos mentais, Heurísticas são alguns dos exemplos.

Um momento que mostrou o envolvimento do time com assuntos relacionados a design foi numa semana em que um desenvolvedor comentou que tinha curiosidade de saber sobre os estilos de UI, e queria entender porque haviam estilos tão diferentes como o glassmorphism, por exemplo. Pimba, preparamos então uma apresentação para mostrar a evolução das interfaces, os estilos e os motivos do porque elas são como são.

Outro ponto é que em muitos desses encontros conseguimos preparar momentos para o pessoal colocar a mão na massa. Então além de trazer um dinamismo ao encontro (e não parecer uma aula), é uma oportunidade de nós designers praticarmos o planejamento, aplicação e mediação de dinâmicas em grupo.

Dinâmica de modelos mentais

Não podemos deixar de mencionar os aprendizados que nós temos com as talks das outras áreas. Em que outro momento iríamos aprender sobre containers, APIs e métodos de priorização?

Este é um resumo de como tem sido a experiência em manter esta cultura de encontros para trocas e discussão no Escala. Ainda há muito o que ajustar e aprimorar, mas a percepção é que é algo que tem aproximado as áreas e reforçado o valor de cada uma delas.

--

--