4 virtudes para uma liderança humanizada

Katia Dultra
Escale
Published in
3 min readOct 5, 2020

Conhecendo histórias, mudando caminhos.

Eu sempre quis ser líder. Poder impactar a vida de pessoas motivou a minha carreira e é, até hoje, a minha força propulsora.

Vi muitas vidas se transformarem quando as pessoas colocavam em prática seus valores pessoais. No papel de líder, me vi responsável em explorar aquilo que o coração das pessoas sentiam, para apoiá-las em encontrar as suas verdades, o seu papel no mundo e a sua melhor versão.

Ouvir os corações e acolher com amor cada uma das biografias possibilita entender determinadas atitudes, ressignificando questões do próprio colaborador e, especialmente, questões com o time que pertence.

Chamo isso de liderança humanizada, que não apenas atenda às necessidades técnicas dos negócios, mas também às necessidades emocionais dos colaboradores. Quando as pessoas se sentem olhadas, percebidas, elas também se sentem valorizadas e a relação com o trabalho passa a ser mais prazerosa.

Mas acessar questões do outro, enquanto líder, recruta algumas virtudes. Neste artigo, resolvi separar algumas que considero mais importante e vivencio no meu dia a dia:

1. A coragem

Uma liderança corajosa é capaz de identificar os traços mais vulneráveis das pessoas e transformar esses pontos em potencial. Ser um líder corajoso tem relação com desafiar os padrões convencionais, quebrar paradigmas. Uma liderança corajosa tem capacidade de aceitação de vulnerabilidade, atua com os valores praticados na Escale, constrói relações de confiança, é capaz de se recuperar após cometer erros e aprender com o fracasso. Como incentiva nossa campanha interna: #bebravebebold.

2. A empatia

Do grego empatheia, quer dizer paixão, estado de emoção. Uma liderança empática, quando disposta a entrar em contato com uma sensação que não é sua, é capaz de acolher sentimentos, necessidades e perspectivas, de ouvir e não julgar biografias, desejos e crenças. Criar conexões fortes e leais é a chave para uma liderança humanizada e capaz de tomar decisões mais justas e conscientes. Empatia, portanto, está diretamente ligada a maior satisfação, produtividade e sucesso nos resultados!

3. A comunicação

Essa virtude é indispensável para qualquer relação humana. Quando desenvolvemos a empatia, somos capazes de nos comunicar de forma eficiente e nutrir boas relações interpessoais. Nesse contexto, a Comunicação Não Violenta é algo que pode fazer toda a diferença: é um processo de pesquisa desenvolvido pelo psicólogo Marshall Rosenberg, que defende que em qualquer tipo de relação predomine a comunicação eficaz e empática. A CNV acaba sendo uma prática de reflexão sobre nossas necessidades e do outro: identificamos o que está por trás de cada mensagem e forma de falar para ver a situação com mais empatia e assim evitar conflitos. Quando foi a última vez que você ouviu de verdade?

4. O amor

Por último, não há como liderar sem amor. O amor é a base para a construção sustentável de um time. Ele nos permite compreensão e, principalmente, a vontade genuína de proporcionar desenvolvimento constante a todos. O amor tem várias faces, ele pode ser duro, pode ser acolhedor, pode ser enérgico. Trabalhar em uma startup de alta performance é saber entender o momento correto de cada um deles porque, rumo ao topo, nada é melhor do que o amor que sentimos ao compartilhar grandes vitórias!

Ame e Lidere!
Com amor, Katia Dultra

--

--

Katia Dultra
Escale
Writer for

Apaixonada pela vida. Feminista em progresso. Colaborando com a Escale Digital. Dedicando a vida às pessoas e à natureza.