Entrevista Remota: como se preparar e conseguir aquele emprego dos sonhos?

Aline Dias
4 min readAug 24, 2020

--

A necessidade de isolamento consequente da pandemia do Coronavírus causou diversas mudanças nas entrevistas de emprego e transformou as formas de trabalhar, o que tornou ainda mais comum as entrevistas por videochamada.

Aqui na ESCALE, parte do nosso processo já era conduzido virtualmente pois temos Escalers que já trabalhavam 100% remotamente e, isso facilitou muito a adaptação da forma como trabalhamos.

Dessa forma, temos nos preparado para que esse tal do novo normal se mantenha daqui pra frente e, mesmo pós pandemia, possamos continuar com essas iniciativas de forma remota para expandir ainda mais o nosso alcance e contratar profissionais de outros estados e até outros países.

Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a se preparar para a entrevista remota e conseguir seu emprego dos sonhos, mesmo de longe!

1. “Minha entrevista está marcada. O que preciso fazer?”

O primeiro passo é pesquisar sobre a empresa, tentar entender um pouco melhor sobre sua cultura, sobre o negócio e, até mesmo procurar quem são as pessoas que trabalham naquela área que você se aplicou para entender o perfil dos seus futuros colegas de trabalho.

2. “Chegou o dia! E agora?”

Prepare-se! Certifique-se de reservar um lugar com menos interferência possível que te ajude a focar no que está fazendo e teste a plataforma de entrevista pelo menos meia hora antes (se você nunca mexeu, já baixa com antecedência para se familiarizar e não correr o risco de te atrapalhar/atrasar na entrevista). Confira se sua câmera do celular ou computador está funcionando e não se esqueça dos fones de ouvido, eles ajudam a diminuir os ruídos e garantem que sua voz esteja nítida.

3. “Como que eu devo me vestir?”

Quando falamos sobre qual roupa usar na entrevista, a única definição é: a sua melhor versão. Você precisa se sentir confortável e ser quem você é!

4. “E se algo der errado?”

Mantenha a calma, imprevistos acontecem e tá tudo bem! Sempre disponha de outras formas de contato caso sua internet dê algum problema, mas se você não está preparado e tiver algum imprevisto, comunique, dê o contexto e mostre o interesse em remarcar a conversa. — A Escale entende muito isso, afinal, também vivemos coisas semelhantes e o ideal é levar isso com leveza.

5. “E se eu esquecer o que preciso falar?”

Às vezes o nervosismo faz a gente esquecer de coisas que são importantes, por isso, faça uma colinha com todas as perguntas que você deseja fazer ao recruiter. Ao decorrer da conversa algumas de suas dúvidas já podem ser respondidas, mas reserve temas que são importantes para você e faça as perguntas no momento em que tiver abertura. Quando você não pergunta, pode acabar investindo tempo em uma entrevista que não está minimamente alinhada com seu objetivo no momento. Mas não deixe de se atentar ao relógio, assim você não corre o risco de falar demais e perder tempo com coisas que não são tão importantes.

6. “Ok, mas o que eu devo falar sobre mim?”

Levante as ideias que acha mais importante falar sobre você. Faça uma reflexão sobre a sua carreira e tire quais foram os momentos mais importantes de aprendizado, de evolução, e destaque durante a conversa. Escreva quais foram os pontos altos pelas empresas que você passou e tenha clareza da mensagem que deseja passar ao recruiter.

7. “Posso falar de erros?”

Com certeza! Está tudo bem você contar quando errou e mostrar a sua vulnerabilidade. Quando você reconhece e assume seus pontos de melhoria, já é um grande passo para que você consiga desenvolvê-los. Ser transparente sobre isso é tão importante quanto nós sermos transparentes sobre o que esperamos de quem está se candidatando.

8. “E os próximos passos?”

Não tenha receio de perguntar quais serão os próximos passos! Isso vai te ajudar a entender e estabelecer um prazo na sua cabeça, garantindo mais tranquilidade e saúde emocional durante a espera.

Essas dicas vão te ajudar muito a se preparar para esse momento tão importante, mas não se esqueça que muita coisa faz diferença pelo recruiter.

A cultura da ESCALE nos permite olhar para a avaliação de quem se candidata com muito mais empatia, deixando o ambiente mais tranquilo e despojado possível para que a entrevista seja bem produtiva. Acreditamos que as coisas podem acontecer de uma maneira mais leve, mais simples e mais humana, não sendo apenas um robô fazendo perguntas.

Agora que você já sabe como se preparar para uma entrevista virtual, que tal fazer parte da nossa escalada? Temos vagas abertas no site e vamos adorar te conhecer! Corre lá:

--

--