Product Discovery: inovação a uma entrevista de você!

Kaique Paes
Escale
Published in
3 min readOct 26, 2020

Quando ouvir os usuários pode ser determinante para um sucesso de um negócio e para criar experiências marcantes em tempos de economia líquida.

Quem trabalha com produto digital sabe que, periodicamente, você se depara com uma daquelas bifurcações de trilha, com alguns caminhos possíveis para chegar ao destino final.

Saber escolher entre melhorias, bugs e features é essencial para conseguir ser um produto digital desejado e com engajamento. Nesse cenário, o que fará você escolher o caminho adequado é o Product Discovery!

O Product Discovery te ajudará a escolher o melhor caminho ouvindo os usuários. E a melhor notícia é que você pode fazer com um baixo investimento e ainda poupar tempo perdido e investimento da empresa em iniciativas que não irão gerar valor para o usuário e nem para a empresa.

Para te ajudar a estruturar esse processo, aqui vão 4 dicas que utilizamos na Escale antes de começar qualquer processo de Product Discovery:

1.Comece sempre pelas hipóteses e nunca trabalhe com certezas

Grande parte de gerar inovação é validar hipóteses dos stakeholders. Descobrindo se ela é verdadeira ou não. Aqui vai uma dica: seja humilde o suficiente para poder voltar e afirmar que os stakeholders estavam certo.

Antes de sair rodando um Product Discovery tenha o propósito claro do porquê você está investindo no processo. Junte seu time e alinhe as expectativas, entenda onde quer chegar e somente depois disso comece seu projeto.

Mesmo que você tenha o objetivo de descobrir coisas que ainda não sabe, pense nas hipóteses que você possui do usuário, entenda seu objetivo final com o material e planeje seu processo com base nisso.

2. Ouça o usuário, mas não só o que ele diz!

Quando Tom Ford lançou o primeiro carro ele afirmou: “se eu tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, elas teriam dito cavalos mais rápidos”. Embora ninguém saiba se essa frase é verdadeira, ela diz muito sobre como ouvir os usuários.

Não vá para as entrevistas esperando que o usuário te fale o caminho perfeito e lapidado. Eles nem sempre sabem dizer exatamente o que precisa ser feito.

Para isso é preciso ativar duas das skills mais importantes do Designer: a escuta ativa e a observação. Usuários irão falar das suas dores, dos seus problemas e dos seus desejos. É preciso um olhar apurado para transformar essas necessidades em funcionalidades e soluções que importam.

3. Duas cabeças são sempre melhores do que uma.

Aqui vai a dica: se os desenvolvedores, ou stakeholders, só tiverem acesso ao projeto quando o processo estiver terminado, significa que você falhou. Discovery deve ser um processo de colaboração.

Procure sempre envolver um time diverso, times diversos geram mais inovação no processo. Aqui na Escale sempre iniciamos o processo unido forças entre Product Designers, UX Researchers, Services Designers e stakeholders da squad.

4. Aprenda o que puder e erre rápido, sempre!

Quando você terminar seu Product Discovery muito provavelmente você estará cheio de post-its e ideias de caminhos que deverá seguir.

Na Escale, não esperamos para testar, usamos os dados como aliados desse processo e fazemos entregas rápidas durante o processo até a entrega final. Com atitudes como essa você poderá testar e alterar o rumo do processo de maneira mais rápida, o que garante uma inovação muito maior.

E isso quer dizer que sempre iremos acertar completamente? Não!

Então a dica extra é: testar, testar e testar. Use os dados como seu aliado para validar ou não uma solução. Lembra que eu disse que você precisava ser humilde? É preciso ser ainda mais humilde para assumir que errou e discutir os próximos passos para a inovação.

Na Escale, acreditamos que para criar experiências marcantes é preciso ser ágil, trazendo dados, para desafiar os limites e quebrar paradigmas. Experiência está naquilo que criamos e não é algo acidental, é baseado em processos estruturados de Product Discovery e descobertas contínuas.

Porque acreditamos que é possível criar projetos inovadores que impactem diretamente em nossas métricas de negócio, só é preciso um bom processo de Design!

--

--