Seja um fator de mudança!

Caio Cesar Toko
Escale UX
Published in
3 min readJan 25, 2019

Mudança também é sobre se colocar no lugar do outro. É sobre sair da zona de conforto, mudar de habitat, estar aberto ao novo. Sobre encontrar nos momentos de fraqueza as suas maiores forças.

Não tenha medo de mudanças.

Persista! Ao tomar uma decisão se doe ao máximo, faça todas as incertezas virarem certezas. Concentre todas as dúvidas que você tem em como você vai derrubar cada obstáculo no seu caminho. One by one.

Mas não se engane!

Não é sobre insistir no erro, mas sim reconhece-lo e mas do que isso, o que você aprende com isso. Saiba que cada momento você viver não vai ser apenas tempo perdido, não se você não deixar que seja. Quando a frustração bate, é difícil não pensar em tudo que poderia ter dito, ter feito de forma diferente. Mas o que você está fazendo a respeito disso? Apenas internalizando? Transformando em algo vai te assombrar no futuro?

Não, não será fácil. Ninguém vai decidir por você. Essa é a parte mais difícil, mas é uma escolha sua e SÓ sua.

Cada mudança implica na perda de algo. Cabe a você fazer com que para cada perda, haja dois ganhos no lugar. Faça com que valha a pena, cada centavo, minuto, sono perdido, emprego, amizade. Só existe uma coisa que você não pode perder, a oportunidade de aprender.

Mas e se…

É inevitável, pensar no que vai acontecer, enumerar mil coisas que podem dar errado no caminho. Mas se você não sair do lugar em algum momento, vai acabar enraizando.

Tenha orgulho de fazer algo que foi uma escolha sua e arque com qualquer tipo de consequência que vier de peito aberto, sendo elas boas ou ruins. Não ligue para o julgamento das pessoas a sua volta que vão dizer o famoso “eu te avisei”. Poxa, pelo menos você fez o que você acredita e isso molda uma coisa bem importante que se chama caráter.

As vezes você vai sentir que só você acredita em algo. Vai parecer que todos as sua volta não te entendem e tá tudo bem, contanto que você acredite e coloque tudo de si em tudo que faz.

Abrace a sua sombra. Ela vai te seguir onde quer que você vá, independente de qualquer decisão que tomar. Vai estar contigo nos momentos bons e nos ruins. É consigo mesmo que você deve contar.

Você está sim no controle.

Se desafie constantemente. Aprenda a ser gentil quando deve ser, aprenda amar quem realmente te ama, aprenda a ser firme e brigar pelo que precisa, mesmo que não saiba como fazer nenhuma dessas coisas. Se desafie a conhecer um novo “eu” sempre que puder.

Pare de ser reativo e tente cada vez mais participar ativamente das mudanças. Esteja preparado, estude, tenha um plano, faça a mudança acontecer. Seja um fator de mudança na sua vida e na vida das pessoas ao seu redor.

As vezes é preciso tempo, resiliência, paciência para se acostumar com contextos e lugares que, até então, não lhe pertenciam. Não mude por simples impulso ou porque alguém quer. Tenha um objetivo traçado, um “porque” e com certeza você vai tirar algo bom disso.

Muitas vezes uma mudança pode ser considerada por muitos como uma espécie de regressão. Mas se você está caminhando para algum lugar e sabe onde quer chegar, isso significa que não, você não está regredindo e sim andando para frente. Independente do sentido ou direção.

Mude. Cresça. Evolua.

--

--