Como escrever um livro em menos tempo e ainda manter a qualidade?

Movimento Brasiliterário
Escola Brasiliterário
4 min readMar 4, 2017

Você não precisa de anos para escrever um livro. Há quem demore meses, outros que, realmente, levem anos. Não há uma regra de tempo estimado que todas as pessoas devam seguir. Mas existem técnicas que todo autor pode utilizar para agilizar o processo de escrever uma obra.

Para escrever livros mais rapidamente e manter a qualidade é possível utilizar duas técnicas: a do Parágrafo “Dissecativo” e da Teia de Conceitos. Há quem utilize outras técnicas, mas com ambas, notamos, em testes de produção, um aumento considerável na qualidade e uma diminuição no tempo médio de escrita de um livro.

Tais técnicas têm nomes autoexplicativos e de fácil interpretação. Um parágrafo “dissecativo” consiste em um único parágrafo que documenta toda a ideia de um livro. Já uma teia de conceito é muito parecida com um mapa mental, porém, invés de organizar ideias de projetos, como faz um mapa, uma teia organiza livros, capítulo por capítulo.

A primeira vez em que tais técnicas foram colocadas em prática, estávamos escrevendo o livro Método da Escrita Independente, livro que apresenta o método de publicação para autores independentes criado pela nossa escola de formação para escritores, a Escola Brasiliterário.

A escrita do livro foi bastante complicada, pois todos os conceitos e técnicas presentes nele, tiveram de passar por testes de funcionalidade, tais testes eram feitos segundo hipóteses científicas que, às vezes, levavam meses para provarem-se corretas, com isso, utilizando o Parágrafo “Dissecativo” e a Teia de Conceitos, a obra levou 2 meses para ser escrita, (após as técnicas provarem-se funcionais).

Mesmo assim, 2 meses não deixa de ser um tempo interessante, não acha? Nós só conseguimos tal façanha, pois antes da escrita do livro, toda a equipe da editora se reuniu para discutir dois assuntos: qual seria a ideia central da obra, ou seja, sobre o que ela iria tratar e como ela seria organizada.

Após a decisão ser tomada quanto a ideia central do livro e como tal seria organizado, partimos para a criação do Parágrafo “Dissecativo” e da Teia de Conceitos.

Veja abaixo o exemplo de um parágrafo “dissecativo” utilizado para nosso livro:

O Método Da Escrita Independente é um livro que passa a escritores conceitos e técnicas de lançamento independente e consciente de obras. Abordaremos a divulgação e distribuição de livros, a criação de uma base de fãs, o controle de qualidade de uma obra, as parcerias necessárias para fomento da mesma e a manutenção das finanças pessoais do autor.

Com tal parágrafo conseguimos condensar aquilo que acreditávamos ser de suma importância para o livro. Nele é possível notar duas características principais: a de explicar, de um modo geral, o que o livro falará e a de listar assuntos relevantes que devem direcionar a obra.

Ambas as características são importantíssimas para um parágrafo “dissecativo” bem feito, pois elas criam um norte para criação, o que lhe dará uma estimativa de quanto trabalho deve escrever até finalizar o livro.

Mesmo o parágrafo “dissecativo” sendo bastante funcional para o início da escrita de um livro, sem a teia de conceitos, o autor infelizmente, ainda acabará perdido, pois a primeira técnica só dá a ele o início da organização que ele precisa para escrever uma boa obra, portanto, ambas as técnicas devem ser utilizadas juntas para maximizarem seus impactos.

Veja abaixo um exemplo rápido de uma teia de conceitos para nosso livro:

A ideia central conecta tudo aquilo que será apresentado na obra. Como é possível ver acima, o Guia da Escrita Independente é o conceito chave que introduz e apresenta as técnicas de controle de qualidade, de criação de base de fãs e gestão de público, de finanças pessoais, de afiliações e parcerias e de divulgação e distribuição.

Estas técnicas, apresentadas pelo conceito chave, são capítulos do livro e isso nos permitiu organizar tudo, com isso, ao final da escrita da obra, criamos um guia completo, em 2 meses, de como um autor deve lançar sozinho, sem editoras, seu trabalho na internet.

Tanto o parágrafo, quanto a teia podem dar a você uma grande compreensão dos assuntos de seu livro, ambas unidos podem diminuir consideravelmente o tempo de criação de sua obra, sem que isso prejudique a qualidade da mesma.

O que acha de colocar tais técnicas em prática e nos dizer depois, aí nos comentários, o que achou. Estamos esperando seu comentário. :D

Esperamos que este tutorial tenha ajudado você, caso tenha um amigo que que precise de dicas e técnicas como estas, compartilhe com ele, isso ajudará a manter nosso trabalho.

Obrigado pela leitura, caso queira conhecer mais técnicas como estas, participe, através do link abaixo, de nosso Club para Escritores da Escola Brasiliterário, com ele terá acesso a e-books, infográficos, video aulas e muito mais, que ajudarão você atingir um novo patamar em sua carreira.

https://upscri.be/58540d

Um grande abraço, vemos você na próxima. :D

--

--

Movimento Brasiliterário
Escola Brasiliterário

Movimento Cultural com a missão de tornar o Brasil mais literário!