Base de leitores beta: como criar e manter uma.

Movimento Brasiliterário
Escola Brasiliterário
3 min readMar 4, 2017

Olá, amigo escritor, você sabe o que é uma base de fãs, ou base de leitores beta? Não? Então, este primeiro artigo sobre o assunto no blog da Escola Brasiliterário, é para você! Nele verá como criar e manter sua própria base de leitores, a fim de atingir um novo patamar em sua carreira como escritor.

O que é uma base de fãs (Base de Leitores Beta)?

É o seu fã clube pessoal com pessoas que seguem todos os seus trabalhos. Youtubers, sempre que lançam vídeos novos, atingem números enormes de visualizações, pois eles sabem como manter seguidores compartilhando seus vídeos.

Escritores também precisam disso para crescer na internet com sua escrita. Há milhares de leitores em páginas e grupos no Facebook, por exemplo, que adorariam conhecer seus textos, o que precisa fazer agora, é encontrar estas pessoas.

Os três principais benefícios de se ter leitores em uma base própria é que eles geram boca a boca para seus trabalhos, pois compartilham e recomendam para amigos e familiares aquilo que cria, eles também criticam seus textos, pois admiram seu trabalho e querem que ele melhore, o que garante para você, desde já, um avanço significativo em termos de qualidade textual e são eles, também, que serão os primeiros a comprar seu livro quando lançá-lo.

Com tantos benefícios, escritores que não fazem sua própria base de leitores beta, infelizmente, estão perdendo tempo.

Como criar uma base de fãs?

Se não quer perder tempo, saiba que a primeira coisa que deve pensar para criar sua base de leitores é no perfil do seu público. Todo livro tem um assunto específico e interessa pessoas específicas, não todas.

Não devemos pensar que qualquer pessoa deva ler nossos textos, pois nem todas se interessam pelos temas que abordamos neles.

E é aí que está a chave para o sucesso. Invés de tentar criar uma base de leitores com todas as pessoas que conhece, encontre, primeiro, quem goste dos assuntos que escreve, assim crescerá mais rápido, pois cada texto que fizer, por ser de um assunto interessante, com certeza, impactará positivamente todos seus leitores, o que acarretará em um boca a boca positivo sobre você.

Para criar sua base é preciso pensar pequeno, mas sonhar grande.

Após entender quem é o leitor perfeito para sua base, é a hora da ação. Crie um grupo no seu Facebook e convide pessoas que sabe que gostam dos assuntos de seus textos. No grupo, crie conteúdos interessantes para essas pessoas específicas, ou seja, coloque-as em primeiro lugar quando for escrever.

Através de um grupo fica mais fácil manter contato com pessoas que gostam daquilo que escreve, o que deixará você mais próximo que nunca dos três benefícios citados no primeiro tópico, pois é pensando primeiro em um público específico e em produzir para ele, que conseguirá crescer. Comece de baixo para, aos poucos, atingir um novo patamar em sua carreira como escritor.

A criação de uma base de fãs acontece diariamente, pois com as redes sociais e os blogs, ficou ainda mais fácil encontrar pessoas que se interessarão pela maneira e assuntos que escreve.

Criar textos autorais que mostre este seu jeito de escrever e suas ideias é, portanto, a melhor forma de encontrar e reunir tais pessoas para sua base. Agora que leu nosso texto sobre como criar uma base de leitores beta, mãos à obra.

Coloque em prática estes ensinamentos e, caso queira ajuda, participe do nosso Club para Escritores da Escola Brasiliterário e aprenda com instrutores da Editora Brasiliterário, a como aplicá-los para aprimorar sua escrita e crescer em sua carreira!

--

--

Movimento Brasiliterário
Escola Brasiliterário

Movimento Cultural com a missão de tornar o Brasil mais literário!