Escrever é difícil?

Movimento Brasiliterário
Escola Brasiliterário
2 min readMar 4, 2017
Imagem Brasiliterário

Escrever é difícil? Para quem está acostumado a ler e praticar a escrita, não, mas para leitores de primeira viagem, assusta.

A escrita sempre esteve muito presente em nossas vidas. Testes para empregos e para a faculdade, por exemplo, a exigem como uma das formas de avaliação mais recorrentes já criadas. Isso só ocorre, pois escrever é muito importante para a vida do indivíduo, mas se é tão necessário assim, o que se deve fazer para melhor escrever?

A solução para esta questão está nas estruturas. Para conseguir escrever bem, você precisa observar aquilo que outros escritores fazem. É com a leitura de vários autores que conseguirá atingir uma noção completa de como desenrolar uma história, como utilizar vírgulas, acentos, etc.

A percepção das estruturas, ou seja, a leitura e analise daquilo que outros escritores escreveram, lhe trará, gradativamente, mais conhecimentos e técnicas para tornar sua escrita cada vez melhor.

Mas é com o tempo que a escrita melhora. Não é de uma hora para a outra que já será o melhor escritor existente. A arte de escrever, de colocar tudo aquilo que já consumiu para fora em um formato que condiz com sua personalidade, requer muita prática e dedicação.

Manter um diário, anotar ideias em papeis, dar opinião sobre seus filmes e livros favoritos em artigos, por exemplo, são ótimas formas de como colocar em prática a escrita. O que não pode é ficar parado, pois lembre-se: é tentando que se aprende.

É fazendo que aprendemos. Quando for ler, não fique só nisso, procure criticar também o que foi escrito. Pergunte-se “As ideias do texto estão coerentes?”, ou "Estou conseguindo entender bem, ou está difícil, devido à qualidade duvidosa do texto?".

Se deseja melhorar seus textos aos poucos, relê-los também é uma ótima forma de encontrar erros. Seja o crítico de seu próprio trabalho. Se for uma história, notará que escrever é muito parecido com ler. Notará que seus personagens ganham vida e acabam agindo de acordo com suas próprias opiniões, o que traz cada vez mais densidade à obra.

Então, mantenha-se lendo, criticando tudo aquilo que lê e vendo como outros autores trabalham e escrevem, assim conseguirá atingir um novo patamar em sua jornada rumo à qualidade textual.

Coloque em prática estas dicas e, caso queira ajuda, participe do nosso Club para Escritores da Escola Brasiliterário e aprenda com instrutores da Editora Brasiliterário, a como aplicá-las para aprimorar sua escrita e crescer em sua carreira!

--

--

Movimento Brasiliterário
Escola Brasiliterário

Movimento Cultural com a missão de tornar o Brasil mais literário!