Por que Youtubers lançam mais livros nacionais que escritores?

Neste artigo explicaremos o porquê de muitas editoras se interessarem mais por Youtubers que por escritores nacionais.

Movimento Brasiliterário
Escola Brasiliterário
3 min readApr 17, 2017

--

Por que Youtubers têm tido mais oportunidades que escritores?

A resposta é simples: eles trabalham para um público, para seus seguidores, já os novos escritores, pouco pensam em seus leitores.

Esta não é uma crítica aos autores em si, pelo contrário, é a exaltação de um problema.

Infelizmente, certas técnicas de marketing digital não estão sendo bem aproveitadas por autores, o que coloca os Youtubers na frente pois, em contra partida, dominam muitas destas perfeitamente.

Para entender o porquê destes jovens estarem lançando mais livros que você, amigo escritor, precisa compreender como funciona a plataforma que eles utilizam e qual o motivo deles a utilizarem.

O Youtube foi desenvolvido para conectar pessoas por interesses e para que isso ocorra corretamente, dois tipos de pessoas existem na plataforma: os Youtubers e os seguidores.

Youtubers são produtores de conteúdo que utilizam a plataforma como uma espécie de depósito de ideias. Seguidores, por outro lado, são pessoas que utilizam o Youtube para consumir conteúdo.

Os seguidores querem consumir na hora que eles querem e o que querem, o que significa que utilizam a plataforma, a fim de se manterem conectados com seus interesses. Aqueles que utilizam o Youtube, a fim de entreter os que estão nele, conseguem números expressivos.

Nós sabemos quão versáteis podem ser estes profissionais e isso só faz aumentar suas bases de seguidores, pois quem está na plataforma, realmente consome o que eles fazem.

E é esta base de seguidores que fazem os Youtubers serem verdadeiros baús do tesouro para as editoras.

São poucas as editoras que, como a Brasiliterário, publicam autores desconhecidos e trabalham para que estes cresçam em popularidade, a maioria está lançando quem já tem público e é aí onde os Youtubers entram.

Eles já têm muitos seguidores, alguns têm milhares, outros têm milhões, para uma editora lançar a obra destas pessoas é fácil, pois há garantia de sucesso, ou seja, de vendas.

Nós aqui na editora não estamos dizendo que lançar Youtubers é o melhor para a literatura, pelo contrário, acreditamos que autores deveriam ser os mais favorecidos pelo mercado editorial e pelas editoras.

O que queremos apresentar é a ideia de que sem seguidores, ou seja, leitores, infelizmente, escritores não atraem tanta atenção assim.

Um escritor, por natureza tem muito do que falar, pois sua mente borbulha de ideias mas, infelizmente, tais ideias não são expressadas de maneira dinâmica e periódica.

O que os criados de conteúdo para o Youtube fazem é entregar pequenas pílulas de seus trabalhos e isso faz o público esperar sempre mais e mais, o que gera também, mais e mais crescimento para eles.

Para que você, escritor, possa chamar tanta atenção quanto os Youtubers, busque escrever seguindo uma periodicidade, ou seja, tenha dias e horas para lançar textos e, acima de tudo, seja versátil e busca qualidade.

Versatilidade é buscar várias plataformas, até mesmo, o Youtube para falar com seus leitores dos livros que leu, daqueles que está escrevendo, o que está pensando, ou seja, tratar sobre assuntos que envolvam sua percepção do mundo.

Qualidade é algo que deve sempre melhorar. Não queira ser um grande escritor de início, infelizmente isso não acontecerá, pelo contrário, no começo verá que não faz um grande trabalho, porém, com o tempo o esforço será recompensado.

Com versatilidade, qualidade e periodicidade você conseguirá atrair público, o que fará qualquer editora implorar por seu trabalho, assim como elas fazem com os Youtubers.

O que achou deste artigo do blog da Escola Brasiliterário? Deixe aí nos comentários sua opinião, nós adoramos a participação de vocês, escritores. Caso tenha amigos que gostam de artigos como este, não esqueça de compartilhar este para ajudá-los.

Um forte abraço e nos vemos no próximo artigo!

--

--

Movimento Brasiliterário
Escola Brasiliterário

Movimento Cultural com a missão de tornar o Brasil mais literário!