Carta para a Vida

Viviane De Freitas
Escreva uma Carta pra Mim
3 min readJun 21, 2021
Photo by Denys Nevozhai on Unsplash

"Foi difícil começar, está complicado escrever neste momento.

Mas eu conhecia o caminho, uma palavra atrás da outra e a esperança volta como luz depois de uma noite escura. Para ser sincera, não é a primeira vez que você chega trocando tudo de lugar. Não será a última.

Quantos planos já mudaram de rota, quantos sonhos não se concretizaram porque você tinha algo melhor?

Tenho na memória os acontecimentos maiores, mas sei que a grande mudança veio nas miudezas, no cotidiano, no meu jeito de ser. Um dia após outro e de repente, cadê a pessoa que estava ali? Se foi, amadureceu, evoluiu.

Estou passando por esse processo de novo e me pergunto, por que tanto medo? Por que a gente fica esperando o dia perfeito, a hora exata, a circunstância ideal sendo que a vida está acontecendo. É hoje que tenho as pessoas que amo ao meu lado, é agora que posso abraçá-las, é este ano que devo celebrar, é nesta vida que devo arriscar.

Você chega mostrando tudo isso, reescrevendo nossa história, sem que a gente perceba. Fazendo parecer que não há opção, que estamos de mãos atadas, nos conduz na marra. E no fim, quando a tempestade passa, percebemos tua sabedoria infinita. Foi como tinha de ser. Foi melhor do que teria sido sem o imprevisto. E é por isso que adiar mais um sonho talvez não seja realmente adiar, talvez seja oportunidade de revalorizar, repensar, ampliar o destino.

Afinal, será que eu sabia de fato o melhor caminho para mim mesma? Será que eu estou descobrindo uma vida totalmente diferente, com mais sentido e beleza? Quando foi mesmo que 2020 se transformou em um intenso retiro espiritual dentro da minha própria casa?

As respostas não cabem nesse texto. Porque se já não sei o que pensava dois meses atrás, também não sei o que estarei pensando amanhã. Tudo está diferente lá fora, mas principalmente aqui dentro. E se o mundo está parado, meu coração segue sonhando largo. Sim, ele é persistente e já está batendo o acorde de novos rumos, grandes futuros, possibilidades que nunca imaginei.

Tenho muito a aprender, ainda mais a compreender, mas o desespero já passou. Entendi Vida, que você continua bonita, me ensinando, inspirando todos os dias. Porque ninguém interrompe teu fluxo de divina maestria. Tem uma parte sim pedindo calma, mas todo o restante segue pulsando.

Há novas ideias, vontade de sorrir, crianças nascendo, pessoas se curando, sonhos ficando maiores, festas sendo adiadas para celebrar com amor redobrado. Há ainda paixão, afeto, solidariedade, há casais que acabaram de se conhecer e ainda nem sabem que irão se casar. Há novas mamães, novos papais, há flores se abrindo, há felicidade acontecendo.

E, por tudo de bom que ainda vejo, não importa se seguimos mais lento por um tempo. Não importa. A gente sabe esperar. E se for preciso, recriar novas rotas sem esquecer as lições aprendidas: celebrar é importante, o amor nos alimenta e a saudade de quem amamos só aumenta sua necessidade de presença.

Há muitas dúvidas, eu sei, mas tenho fé. A resposta vai vir, já está chegando. E eu estou pronta para mudar mais uma vez se isso for o teu pedido. Fico apenas curiosa, o que me reserva? Qual nova estrada? Que lugar é esse para onde estamos indo? Seja qual for o caminho, chegarei grata ao fim dessa jornada. Porque Vida, você tem feito dessa caminhada uma grande aventura. Pode vir e venha como vier.

Muito obrigada."

Autoria: Viviane de Freitas • Texto original com vídeo — publicado no início da pandemia 2020 — no insta @escrevaumacartapramim https://www.instagram.com/p/CAIrKISnIN1/

O Cartas para te Entregar no Altar foi um convite feito na Escreva uma Carta pra Mim para ressignificar os acontecimentos de nossa vida e criarmos memórias a partir da Escrita Curativa. Se você quer saber mais, veja todos os posts no meu instagram e o podcast Escrita Curativa & Equilíbrio Mental no Palavras de Amor, Spotify.

--

--

Viviane De Freitas
Escreva uma Carta pra Mim

Viviane de Freitas é uma pessoa que escreve para sobreviver. Poeta, jornalista, tradutora do amor na @escrevaumacartapramim e autora de Poesia de Geladeira.