Carta para Meus Amigos

Viviane De Freitas
Escreva uma Carta pra Mim
3 min readAug 10, 2022
Photo by Duy Pham on Unsplash

"Meus amigos são muitos. Tantos que desisti de nomear amigas que considero irmãs, aqueles que estão sempre comigo. Seria injusta com os que ficaram lá atrás. Já mudei muito de cidade, profissão, estilo de vida. E por onde passei trouxe/deixei pessoas queridas. Por isso falo a todos, cada um de vocês me ajudou a seguir em frente. Foram meu alicerce em todos os sentidos da palavra: aguentar, ter sobre si, ser base, sustento. Esse é meu privilégio, desde que sai porta de casa afora, nunca me faltou mão amiga. Tive apoio na hora da incerteza, colo, boa companhia.

Amigos, vocês são meu suporte nessa maratona da vida. O percurso é longo e ainda estou na metade, mas sei que terei fôlego até o final porque desde o início posso contar com a força da sua amizade.

Já antes da partida tive os melhores treinadores. Pessoas generosas que souberam de minha capacidade antes que eu mesma pudesse reconhecer que tinha algum talento.

Tive também aqueles que saíram na largada comigo. Corremos juntos por trechos desafiadores e nos separamos quando foi preciso. Alguns agora correm longe outras terras, novas competições, grandes desafios. Torço à distância para que um dia voltemos a correr em direção ao mesmo sentido.

Tive ainda os que não puderam me acompanhar pois estavam em outro momento, chegando ao fim de suas próprias jornadas, no centro de outros objetivos. Mas com suas experiências de muita estrada, puderam olhar dentro dos meus sonhos e dizer: vai, ser medo, você também consegue.

Nas laterais sempre encontrei em vocês minha fiel torcida, repetindo meu nome e dizendo: vou na lembrança junto contigo, estarei rezando para que Deus te livre dos desvios. É assim que tenho corrido, cheia de amor e incentivo. E quando parece infinito, me inspiro em vocês, assumo metas modestas. Daqui para mais X, de lá para mais Y, só mais um quilômetro e terei conseguido. Assim, de um ponto a outro surgiram e vão surgindo novos amigos. Outros me ultrapassaram deixando uma frase, uma lembrança, um ensinamento. Tem amigos temporários que: me deram água, me ergueram quando tropecei, respiraram comigo durante a pausa, trouxeram uma mensagem, uma poesia, um abraço, lanterna e mapa para os trechos mais escuros.

Nessa corrida, ainda sem data de chegada e de onde já não enxergo o ponto de partida, nunca estive só. Todas as vezes que olhei ao redor encontrei um sorriso.

Amigos de ontem, hoje, de um dia, um lugar, um objetivo. Amigos na hora do abrigo e do sufoco, durante a chuva e a noite, na dor e na curva, em cada buraco ou horizonte, no pôr do sol e nos dias de celebrar. Amigos de passagem, amigos de viagem, amigos de palavra e na carne. Amigos atrás, aqui, ao lado e lá na frente. Amigos para sempre.

Não teria tido felicidade nenhuma em avançar sozinha. Amizade é partilha. Por isso chegarei mais forte e sábia para os que ainda não conheço. Porque levarei nossas histórias como bagagem, nossas experiências como lição. Levarei cada um no coração.

Meus amigos, que eu consiga retribuir tanto carinho. Muito obrigada por não desistirem de correr comigo."

Autoria: Viviane de Freitas (insta @vivianedefreitass) • Texto original publicado no insta @escrevaumacartapramim

O Cartas para te Entregar no Altar foi um convite feito na Escreva uma Carta pra Mim para ressignificar os acontecimentos de nossa vida e criarmos memórias a partir da Escrita Curativa. Se você quer saber mais, veja todos os posts no meu instagram e o podcast Escrita Curativa & Equilíbrio Mental no Palavras de Amor, Spotify.

--

--

Viviane De Freitas
Escreva uma Carta pra Mim

Viviane de Freitas é uma pessoa que escreve para sobreviver. Poeta, jornalista, tradutora do amor na @escrevaumacartapramim e autora de Poesia de Geladeira.