Carta para Minha Família

Viviane De Freitas
Escreva uma Carta pra Mim
3 min readAug 2, 2021
Photo by Brett Jordan on Unsplash

"Tenho um orgulho enorme da minha família, reunião mais variadas personalidades, cores, gentes. Somos tantos e tão diferentes que às vezes me pergunto: que força oculta tem nesse sangue que nos fez sobreviventes? Que mania de viver sem medo é essa que carregamos no peito?

Dos dois lados, há buracos na história. Para compor uma narrativa sólida, fico costurando retalhos. Lembranças turvas da infância, um sobrenome de origem portuguesa, uma possível descendência italiana, a avó paterna com longos cabelos de índia, o avô materno de olhos azuis. Um sonho adiado é pesquisar essa raiz, descobrir qual barco tortuoso nos trouxe até aqui. Enquanto o tempo de respostas não chega, preencho lacunas com ficção, muito amor e presença.

Leio atenta as vivências de tios e tias. Dou risada com primos, primas, maridos, esposas, filhos. Relembro avós que partiram antes que pudéssemos conversar. Todos são minha base, meu sustento. Em cada linha de vida que traço, é de vocês que me lembro.

Mulheres fortes que criaram filhos com um braço e com outro capinaram roça, limparam caminhos, casas. Alimentaram as crianças com fé e valores. Passaram para nós sabedorias antigas trazidas de avós, vizinhas, bisas, quem sabe quantas ancestrais, em quais terras e lidas.

Homens suaves de cantos e causos, broncos por fora, amáveis por dentro. Sempre lutando por suas famílias, entre um tropeço e outro amando falho, mas sem negar amor, sem fugir do trabalho.

Casais que atravessaram durezas e domaram o tempo me ensinando na prática a máxima “na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, até que a morte os separe” porque amor é feito de escolha, compromisso e uma certeza: ficar juntos para sempre.

Somos de muitos defeitos, mas somos mais de afeto. Acolhemos o outro, agradecemos a Deus, espalhamos doçura, caridae e carinho. Há histórias tristes, se há. Mas elas inspiram, mostram que amor não é livre de espinhos. Há alegria que transborda também.

Somos versos de Guimarães: “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”. Essa é a palavra que nos resume, há coragem de sobra.

Com vocês aprendo a ser corajosa todos os dias, a não desperdiçar o tempo, a não lamentar quedas. Por cada um que me ensinou um tiquinho, levanto e luto, acredito e busco, replico o que deu certo, evoluo com a falhas. E lamento não ser tão forte porque só aprendi a escrever e isso é pouco. É pouco para dizer sobre falta, mãos colejadas, medo, fome, desemprego, dor, perseverança. Mas, mesmo sendo pequena, ofereço essas palavras para honrar nossa história.

Quem sabe um dia registrarei cada um desses gestos eternos porque o mundo merece conhecer a força dessa centena de pessoas que correm em minhas veias.

Obrigada tios e tias, obrigada aos que se foram antes de mim, obrigada a vocês que nos esperam do outro lados, obrigada aos que ainda não nasceram, obrigada homens, mulheres e crianças.

Obrigada Família!"

Autoria: Viviane de Freitas (insta @vivianedefreitass) • Texto original publicado no insta @escrevaumacartapramim

O Cartas para te Entregar no Altar foi um convite feito na Escreva uma Carta pra Mim para ressignificar os acontecimentos de nossa vida e criarmos memórias a partir da Escrita Curativa. Se você quer saber mais, veja todos os posts no meu instagram e o podcast Escrita Curativa & Equilíbrio Mental no Palavras de Amor, Spotify.

--

--

Viviane De Freitas
Escreva uma Carta pra Mim

Viviane de Freitas é uma pessoa que escreve para sobreviver. Poeta, jornalista, tradutora do amor na @escrevaumacartapramim e autora de Poesia de Geladeira.