3 coisas pra fazer antes de escrever

Emidia Felipe
Jun 23, 2018 · 2 min read

A frase em destaque aí embaixo está no livro Roteiro de Redação, que conheci por indicação de um cliente. Fiquei encantada com ela porque já tinha notado como muitas pessoas têm a impressão de que um bom texto vai sair automaticamente — e instantaneamente — se você sentar e digitar (ou abrir um caderninho e usar lápis ou caneta).

Pensar sobre o conteúdo, sobre a mensagem em si, faz parte do processo de comunicação que você cria quando escreve. Pode ser um post na rede social, um artigo no LinkedIn ou um relatório de um projeto. Em nossos workshops, falamos muito sobre isso.

Para este artigo, vou resumir em 3 tarefas a serem cumpridas. É um checklist que pode ser mais rápido ou demorado de acordo com a mensagem que você precisa passar; e com o nível de conhecimento sobre seu conteúdo e seu público.

Saiba o que você tem a oferecer

Mergulhe na proposta do famoso aforismo grego “Conhece-te a ti mesmo” e investigue seus conteúdos, explore o que você (ou sua empresa) tem a oferecer às pessoas.

Conheça bem seu público

A não ser que você esteja escrevendo um diário, há um público a quem sua mensagem se direciona. Pense sobre o que essas pessoas mais querem, precisam ou deveriam saber; lembre-se sobre o que elas lhe pedem ajuda.

Defina o objetivo e comece com um rascunho

Depois do seu conteúdo e do seu público, pense no objetivo do seu texto. Uma pergunta que pode ajudar: o que quero que as pessoas façam ou sintam depois de ler esse material?

Definido o objetivo, comece o rascunho. Não se force a escrever um bom texto na primeira tentativa. Quando você deixa de escrever porque ainda não consegue chegar ao formato final que gostaria, acaba perdendo um tempo precioso que deveria ser dedicado ao rascunho. Ele recebe seu texto sem julgamentos, sem necessidade de organização ou sentido. Além disso, ajuda a colocar para fora suas ideias, que podem ser organizadas depois.

Depois desses três pontos, melhore seu rascunho e reescreva. Afinal, “A essência de escrever é reescrever”, como disse William Zinsser.

E você? O que você faz antes de escrever?

Escrita Estratégica — por Emidia Felipe

Insights, estudos e reflexões sobre a escrita como…

Escrita Estratégica — por Emidia Felipe

Insights, estudos e reflexões sobre a escrita como instrumento para alcançar objetivos estratégicos na carreira, nos negócios e na vida.

Emidia Felipe

Written by

A meta é destravar potências e potenciais de quem pode mudar (o próprio) mundo. Mais em www.linkedin.com/in/emidia

Escrita Estratégica — por Emidia Felipe

Insights, estudos e reflexões sobre a escrita como instrumento para alcançar objetivos estratégicos na carreira, nos negócios e na vida.