Como decidir sobre o que escrever

Emidia Felipe
Jan 4, 2020 · 4 min read

Se pergunto às pessoas qual a principal dificuldade delas quando pensam em começar a escrever artigos pra um blog ou pro seu LinkedIn (ou mesmo fazer postagens no feed dessa rede social), uma resposta comum é: “Não sei sobre o que escrever”. Por isso resolvi escrever este texto com algumas dicas pra quem está travando nesta etapa.

Antes de começar, é importante esclarecer que este conteúdo é pra pessoas que não são profissionais de marketing digital ou trabalham diretamente com textos — para estas, sugiro ferramentas como o Canvas de Conteúdo, materiais como os da Rock Content e referências como as reuniões de pautas jornalísticas.

As dicas aqui são pra quem (ainda) não tem tempo para aprender a ser um sucesso nacional de conteúdo web e está dando os primeiros passos pra escalar seu conhecimento por meio de textos e outras formas de comunicação. Em geral, são profissionais que desejam compartilhar o que sabem e querem se posicionar como referência no assunto. São pessoas que não precisam se preocupar (pelo menos não ainda) com SEO, link juice, etc, porque o maior desafio pra elas agora é começar a escrever.

Vamos lá?

Selecionei três maneiras simples pra ajudar você a pensar em um assunto e, pra facilitar seu brainstorming, as transformei em canvas (quadro que facilita a criação de praticamente qualquer coisa — o mais famoso é o business model canvas).

Esses canvases são só um empurrão inicial, até porque é muito provável que você crie os seus processos à medida que vai praticando. Pra todas eles, aqui estão algumas recomendações:

  • Preferencialmente, use post-its. Não porque parecem descolados e inovadores, mas porque são mais práticos pra ideações de um modo geral (e é por isso que as pessoas usam muito);
  • Quando precisar pensar em um perfil de pessoa ao qual gostaria de direcionar seu conteúdo, considere pessoas com quem você se relaciona ou pessoas que se relacionam com o assunto de interesse;
  • Preencha os canvases no passo a passo indicado, não tente pensar nas etapas seguintes quando estiver preenchendo a atual. Isso vai evitar que você reprima assuntos que precisam ser externados.

O que as pessoas perguntam?

A primeira sugestão é explorar as perguntas que as pessoas fazem, especialmente a você. Se as dúvidas se repetem principalmente. Quando alguém lhe traz perguntas frequentemente sobre um assunto, há grandes chances de você ser uma referência pra quem pergunta. Outras fontes são desconhecidos fazendo perguntas sobre o assunto em fóruns, blogs e redes sociais.

A conversa do momento

Todo mundo tem assuntos sobre o qual pode conversar a ponto de ajudar alguém a resolver problemas, facilitar alguma coisa ou esclarecer uma dúvida. Este canvas vai ajudar a selecionar quais assuntos e temas priorizar neste momento.

O que falta?

Esta é outra sugestão que gosto de dar: buscar o que está faltando abordar em determinado assunto. É claro que há novos conteúdos sendo produzidos o tempo todo no mundo inteiro, mas não se deixe levar por esta “pseudo” abundância. Tem muita coisa sendo feita de modo impessoal, repetitivo e até mesmo desleixado. Saiba que você pode transformar seu conhecimento, sua visão de mundo e sua conexão com as pessoas em um estilo único. Este canvas pode ajudar você a destravar neste sentido.

Espero que essas dicas ajudem você a tirar as ideias da cabeça! Não se restrinja ao que viu aqui: misture as ferramentas e crie seu próprio caminho, só não deixe de compartilhar o que faz sentido pra você.

Baixe aqui os 3 canvas em PDF

PS: Depois de escolher o assunto sobre o que você vai escrever, veja Mais dicas de escrita, logo abaixo. Este texto (a partir “Como Escrever”), que também traz outras abordagens para descobrir sobre o que escrever.

Escrita Estratégica — por Emidia Felipe

Insights, estudos e reflexões sobre a escrita como…

Escrita Estratégica — por Emidia Felipe

Insights, estudos e reflexões sobre a escrita como instrumento para alcançar objetivos estratégicos na carreira, nos negócios e na vida.

Emidia Felipe

Written by

A meta é destravar potências e potenciais de quem pode mudar (o próprio) mundo. Mais em www.linkedin.com/in/emidia

Escrita Estratégica — por Emidia Felipe

Insights, estudos e reflexões sobre a escrita como instrumento para alcançar objetivos estratégicos na carreira, nos negócios e na vida.