Transformando seu livro em um modelo de negócios. pt 1

https://www.youtube.com/watch?v=i3trxwNsMjc

Quando falamos em empreender na literatura, é preciso termos uma coisa em mente;

Então caro colega, se está procurando isso aqui, veio ao lugar errado. O que existe são ferramentas, bem conhecidas por empreendedores do mundo todo e que vão lhe mostrar por qual caminho seguir. Tudo vai depender de trabalho, da qualidade deste trabalho e da sua dedicação.

E lembre, o objetivo aqui não é transformar o seu livro no ícone do capitalismo desumano e abusivo, e sim achar em qual mercado ele se encaixa melhor para que você tenha resultados melhores.

O Business Model Canvas é uma criação coletiva, assinada pelo suíço Alexander Osterwalder e mais 470 pessoas de diferentes nacionalidades. De forma colaborativa trabalharam que refinar essa ferramenta. O resultado deste trabalho foi publicado no livro Business Model Generation , que aqui no Brasil foi lançado com o subtitulo Inovação em Modelo de Negócio e saiu pela Alta Books Editora.

O quadro é composto por 9 divisões que formam uma reação em cadeia partindo do centro, na aba Proposta de Valor, seguindo para dois sentidos diferentes, também conhecidos como direita e esquerda.

Da Proposta de Valor quando você parte para a esquerda, entra em um momento interno, onde você tem o total controle de todas as ações. São as abas Recursos Chave, Atividades Chave, Parceiros Chave e finalizando em Custos.

Quando se parte para a direita do quadro você encontra momentos externos, onde seu negócio chega a terceiros. As abas que seguem são, Relacionamento com o Consumidor, Canais de Venda, Segmento de Clientes e por fim Fontes de Receita.

O quadro foi criado para ser flexível, ágil e simples, por isso o quadro é preenchido com post-its, mesmo nas versões digitais.

É fundamental entender que o quadro é uma ferramenta de reflexão, então sempre volte e reflita sobre pontos que você já preencheu. Troque os post-its quantas vezes quiser, você vai mudar de ideia muitas vezes ainda, #porissoopostit

Parece simples e há muitos videos, posts e explicações a respeito, mas nenhuma com foco em literatura. É por isso que estou aqui.

Vamos falar com sobre como cada uma das abas podem ser aplicadas no seu livro e lhe dar uma visão sistêmica sobre ele.

Me responda meu colega, quando você teve a ideia de escrever esse seu livro, no que você pensou? Qual é a mensagem por traz do livro? Que reações você quer provocar? Bem, esse é o caminho para chegarmos na sua Proposta de Valor.

A informação que queremos nessa aba é, o que a pessoa vai ganhar comprando e lendo o seu livro? Não estamos falando sobre o produto em si, estamos falando sobre seu valor agregado.

Uma proposta de valor na literatura pode ser muito ampla e complexa, esta ferramenta de modelo de negócios surgiu para encontrar a viabilidade comercial do negócio. Então vamos direcionar os esforços em desenvolver uma proposta de valor que possa fazer as pessoas comprarem seu livro.

Existem Segmentos de Clientes para qualquer tipo de Proposta de Valor, desde as mais simples; como Diversão, Entretenimento, Romance, Sexo, Paixões Impossíveis, Informação, Prazer, Visão Política (independente de qual for a do livro); até as mais profundas e subjetivas; Valorização ( Escolha o Segmento Literário), Debate Social Sobre (Escolha o Tema), Denuncia Sobre (Escolha o Tema), entre milhões de opções viáveis.

Um dos pontos importantes no quadro é achar quem quer ler sobre o que você escreveu; na Proposta de Valor temos que deixar bem claro sobre o que você escreveu. E por ela que formaremos todo o seu modelo de negócios.

No exemplo acima eu utilizei post-its de cores diferentes. Estas Propostas de Valor são bem parecidas, mas no fim são para Segmentos de Clientes distintos, as cores vão linkar nas abas seguintes quais as reflexões para cada uma destas Propostas de Valor. Utilizando a cor amarela para linkar à Valorização da Ficção Científica Nacional e verde para Introdução à Ficção Científica Nacional. Ficará mais fácil de entender o uso das cores no próximo capitulo.

Por hoje é isso, no próximo capítulo falarei sobre, Segmentos de Clientes, Canais de Venda e Relacionamento com Clientes.

Abaixo a lista de alguns sites e apps que você pode fazer seu Modelo de Negócios:

https://canvanizer.com/

https://www.sebraecanvas.com

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.pmcanvas

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.thirdmobile.modelcanvas

E aqui um pouco do meu trabalho:

https://tiozinhonerd.wordpress.com/

https://www.wattpad.com/user/SandroMoura