A importância de uma embalagem

eSolidar
eSolidar
Feb 15, 2017 · 2 min read

A TAP Portugal, através do movimento Voluntários com Asas, doou ao Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) o interior do Airbus A319 TTK da TAP, que a plataforma eSolidar leiloou.

Os fundos angariados a favor do CASA, um valor superior a 5000€, irão permitir continuar o trabalho em prol da população Sem-Abrigo e famílias carenciadas.

O CASA surgiu informalmente em 2002 quando um grupo de amigos resolveu colmatar as necessidades alimentares severas da população mais carenciada de Lisboa, sendo a partir de 2009 reconhecido como Instituição Particular de Solidariedade Social.

Crescendo gradualmente, graças a uma rede de voluntários e mecenas, o CASA atualmente tem presença ativa em onze cidades do país: Porto, Coimbra, Figueira da Foz, Lisboa, Cascais, Azeitão, Setúbal, Évora, Albufeira, Faro e Funchal. Apesar da realidade local determinar o trabalho realizado, todo este é feito com o único objetivo de colmatar as necessidades mais básicas, de forma humana e digna.

Em Lisboa são distribuídas todos os dias 400 refeições ao longo de cinco rotas fixas, onde a população sabe que pode contar com o CASA. Por outro lado, as famílias apoiadas recebem cabazes alimentares, recebendo acompanhamento para que gradualmente recuperem a sua autonomia alimentar.

Como a questão da dignidade humana é um dos pilares fundamentais do trabalho do CASA, as refeições distribuídas diariamente pela população são entregues em embalagens de alumínio fechadas. Esse gesto, aparentemente tão simples, confere maior higiene do que o prato descartável, e sobretudo, dá liberdade à pessoa apoiada de escolher onde toma a refeição, algo particularmente valioso nos dias de Inverno.

Adicionalmente, permite que pessoas que não estejam efetivamente em situação de sem-abrigo, mas que passam por dificuldades, se possam dirigir de forma discreta às equipas de rua e tomar a refeição em casa.

Os muitos milhares de embalagens utilizadas anualmente correspondem a uma das maiores despesas fixas do CASA.

O leilão do interior do TTK permitiu garantir os primeiros seis meses de despesas com estas embalagens, contribuindo para servir de forma digna, humana e higiénica a população de Lisboa apoiada pelo CASA.

“À TAP Portugal, aos Voluntários com Asas, à eSolidar, à Go Express, e a todos os que licitaram, o CASA faz a devida vénia e agradecimento por escolherem voar também nesta causa.” ❤

eSolidar

Read the stories of the heroes who struggle every day to…

eSolidar

Written by

eSolidar

eSolidar

eSolidar

Read the stories of the heroes who struggle every day to help those who need it most

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade