Mutirão Aroeira Espaços Verdes
Em 2017 organizamos um evento para divulgar os projetos desenvolvidos no Espaços Verdes. Propomos um evento mensal temático homenageando uma planta da estação. Cada edição do evento seria chamado com o nome da planta. Para a primeira edição escolhemos a Aroeira, a árvore da pimenta rosa, que frutifica em julho. Além das atividades propostas, produzimos uma cartilha sobre a aroeira para distribuir no dia do evento. Os mutirões nesse formato nunca foram adiante, entretanto a cartilha ficou e vamos compartilhar aqui.

Aroeira
Schinus terebinthifolius
Sinônimos botânicos
Schinus mucronulata, S. weinmanniifolius, S. riedeliana, S. selloana, S. damaziana, S. raddiana e S. aroeira.
Nomes populares
Aguaraíba, Aroeira, Aroeira-vermelha, Aroeira-da-praia, Aroeira-do-brejo, Aroeira-do-campo, Aroeira-do-paraná, Aroeira-mansa, Aroeira-negra, Aroeira-precoce, Aroerinha-do-iguapé, Bálsamo, Cambuí, Fruto-do-sabiá.

Descrição
Árvore mediana de 5 a 10 m de altura tendendo a dominar a custo de outras espécies. Copa larga, o tronco pode chegar a de 30 a 60 cm de diâmetro com casca grossa. Folhas compostas com 3 a 10 pares de folíolos imparipinados, aromáticos medindo de 3 a 5 cm de comprimento por 2 a 3 cm de largura. Flores pequenas, masculinas e femininas, em panículas piramidais. Frutos, drupas de um vermelho vivo, de 4 a 5 mm diâmetro, aromáticos, conferindo uma beleza notável à árvore.
É encontrada em boa parte da América latina, no Brasil desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, em várias formações vegetais, sendo mais comum em beiras de rios.
Como plantar
A planta é invasora e de fácil cultivo. O melhor local para plantar a aroeira é em solo argiloso onde haja bastante sol. Melhor ainda se ele puder ficar na beira de um rio ou outro corpo d’água, pois gosta de locais úmidos e mesmo alagados.
Recomenda-se plantar a semente, logo depois de colher. Os frutos maduros podem ser colhidos diretamente da árvore, em julho, e utilizados como sementes.
Depois de germinar, deve ser regada todos os dias ao longo de dois meses. No caso de plantio de mudas, somente poderão ser transplantadas quando chegarem aos seis centímetros de altura.
Usos e benefícios
As partes utilizadas são as folhas, frutos e casca em forma de óleos essenciais, extratos ou chás. O chá pode ser utilizado como antisséptico em feridas expostas, sendo que seu óleo essencial tem ação antimicrobiana contra um amplo espectro de bactérias, fungos e vírus. O chá de aroeira é indicado para distúrbios respiratórios, dentre outras condições de saúde. Para uso tópico, o óleo essencial é eficaz contra micoses, candidíases e outras infecções vulvovaginais. Além disso, possui ação regeneradora dos tecidos, sendo útil em escaras, queimaduras e problemas de pele em geral por ajudar na cicatrização. O uso mais recomendado é contra ferimentos e úlceras. Pode ser incorporado em loções, géis ou sabonetes. Para o uso em banhos, as cascas podem ser fervidas em água para aliviar sintomas de reumatismo. Como compressas intravaginais, o extrato aquoso das cascas promove a cura de cervicite e cervicovaginites em cerca de 3 semanas. Para gargarejos e bochechos no caso de dores de garganta e gengivites, deve-se cozinhar em 1 litro de água, 100g da entrecasca limpa e seca. Nos casos de azia, úlcera e gastrite, utilizar os frutos cozidos por 2 vezes, cada vez com meio litro de água e beber em doses de 30ml, duas vezes ao dia.
Em relatos datados por volta do ano de 1600, era utilizada como odorífero por causa de sua resina, e de seu óleo, obtido da destilação de suas folhas frescas, que também servia para afastar moscas domésticas.

No Brasil registra-se ainda nos candomblés jêje-nagôs o uso da aroeira, onde é conhecida pelos nomes de àjóbi (àjóbi oilé e àjóbi pupa). Usada em sacrifícios de animais quadrúpedes em ebós e sacudimentos além do emprego medicinal como anti-reumático, contra feridas, inflamações, corrimentos e diarreias.
Planta associada aos Orixás, Ossain, Ogun e Exu.
Observa-se, a crença de que pela manhã seja atribuída a Ogun, e pela tarde pertence a Exu, sendo ainda utilizada na vestimenta de Ossain.
É uma das 71 plantas listadas na a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e autorizadas pelo Ministério da Saúde para serem receitadas e distribuídas. Há patentes no exterior de produtos à base de óleo essencial para medicamentos tópicos de ação bactericida utilizado contra Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus, para limpeza de pele e de ação contra a acne.
É largamente utilizada no paisagismo em cidades e como cerca-viva. Sua madeira dura, pesada e resistente é valorizada na construção civil.
Receitas
Chá de aroeira
Infusão
- Ferva um litro de água mineral
- Coloque 100g de folhas de aroeira na água
- Deixe descansar por até 5 minutos
- Tome de 3 a 4 colheres de sopa por dia.
- Pode ser consumido gelado.

Decocção
- Ferver um litro de água.
- Acrescentar 3 ou 4 pedaços da casca de aroeira.
- Guarde na geladeira e depois de frio, consuma ao longo do dia.
Banhos
- Cozinhar um litro de água.
- Adicionar 25g de cascas da planta.
- Com a mistura, tomar o banho mais quente que possa suportar, por 15 minutos.
Chocolate quente com pimenta rosa
Ingredientes
- 70g de chocolate amargo
- ½ litro de leite integral
- 2 gemas
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 4 colheres de suco de laranja (podem ser substituídas por 2 colheres cointreau ou licor de laranja)
- Raspas da casca de 1/2 laranja
- Pimenta rosa

Preparo
- Leve o leite, o chocolate e a pimenta rosa ao fogo. Misture até que o chocolate se derreta.
- Em uma tigela, bata bem as gemas com o açúcar até que o amarelo fique clarinho.
- Quando o leite estiver quase fervendo, adicione a gemada e mexa bem com um batedor de arame. Continue batendo em fogo baixo até que fique bem cremoso, por cerca de três minutos.
- Acrescente o suco de laranja ou cointreau, as raspas de laranja e desligue o fogo. Para que fique com espuma, bata bastante com o batedor antes de servir. Decore usando pimenta rosa.
Salada de Caqui, queijo minas e Pimenta-rosa
Ingredientes
- 40 folhas de rúcula
- 120g de queijo minas frescal fatiado
- 2 caquis lavados e fatiados
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de chá de pimenta do reino
- 1 e meia colher de chá de sal
- 18 pimentas rosas
- 5 colheres de copa de vinagre de maça
Preparo
- Lave as folhas de rúcula e seque-as em papel toalha.
- Disponha em pratos individuais a rúcula, a mussarela, e o caqui.
- Misture o azeite com a pimenta do reino, o sal, a pimenta rosa e o vinagre.
- Regue a salada com o molho
Fontes
Aroeira: benefícios e propriedades medicinais
Benefícios e receita do chá de aroeira
Chocolate quente com laranja e pimenta rosa
NETO, N. L. Dicionário gastronômico: ervas & especiárias.
Ilustrações
Renata Gouvea (capa), Pedro Biz (árvore), Pedro Themoteo (candomblé, chá e chocolate quente).

