Espaço f/508
Jul 14 · 3 min read

O projeto #garimpof508 é destinado à divulgação de trabalhos de artistas e fotógrafos de língua portuguesa.

Semanalmente selecionaremos Instagrans para você conhecer e seguir, com uma entrevista pra que todos possam saber um pouco mais de quem está por trás das fotos. Essa semana garimpamos o trabalho do artista Daniel Mattar (@danielmattar)

Composition RISE, 2017
C-print on Diasec — 135 x 180cm

Daniel Mattar usa como base artigos de imprensa que alertam para o aumento da temperatura global e a forma como os ciclos naturais do nosso planeta são afectados por estas alterações.
Toda a acção é desenvolvida numa superfície de 4cm quadrados. Aqui, a tinta e papel são os protagonistas, manipulados, torcidos, conduzidos. Por fim, em total cumplicidade, criam vibrantes ondas de cor, como se fossem pinceladas violentas ou calmos depósitos cromáticos

1- Quem sou:

Nasci no Rio de Janeiro em 1971, estudei desenho e fotografia no curso de Design da PUC Rio. Morei em Tóquio, Japão, trabalhando com fotografia na área de retratos e moda.

Retornando ao Brasil montei estúdio e colaborei para diversas publicações realizando editoriais na Mongólia, Atacama, Patagônia , África e China.

Realizei exposições individuais e coletivas em algumas instituições como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Atualmente estou morando em Portugal e sou sócio do projeto Brisa Galeriaespaço cultural sediado no bairro histórico do Chiado, Lisboa.

Solar revolution # 02 e # 3 — Chromogenic print 160 x 120 cm image & mount (Unique edition 1/1)

2- Como vou:

Atualmente meu trabalho de fotografia está centrado em Artes plásticas como uma investigação. Na fotografia macro, alterações de escala e a plasticidade do microcosmo existente em pequenas superfície que intervenho com desenhos e micro pinturas.

Composition #09, 2018
C-print — 150x150 cm — image & mount

Colour Shape segue com a mesma pesquisa dos tubos de tinta a óleo da serie “Pigmento” e “Pele” onde o fotógrafo Daniel Mattar desenvolve um estudo de cores e formas

3- Para onde vou:

Atualmente estou desenvolvendo um trabalho que cruza a fotografia com pintura e desenho. Sigo com a programação de uma exposição coletiva e outra individual ainda em 2019 em Lisboa.

Venho investigando este território da narrativa abstrata baseada em luz , cor e a tridimensionalidade no plano.

Celestial Map # 02, 2018 (Depósitos cromáticos) C-print on Diasec 100 x 133 cm — image & mount

https://danielmattar.com/
https://www.instagram.com/danielmattar/

Revista f/508

A Revista f/508 é um espaço online dedicado a publicação de conteúdo, entrevistas e outras informações relacionadas à fotografia, arte contemporânea e cultura. O f/508 atua em Brasília e Lisboa, voltado para estudo, difusão e produção fotográfica e artística.

Espaço f/508

Written by

Revista f/508

A Revista f/508 é um espaço online dedicado a publicação de conteúdo, entrevistas e outras informações relacionadas à fotografia, arte contemporânea e cultura. O f/508 atua em Brasília e Lisboa, voltado para estudo, difusão e produção fotográfica e artística.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade