Garimpo | Rita GT

Espaço f/508
Jun 29, 2019 · 3 min read

O projeto #garimpof508 é destinado à divulgação de trabalhos de artistas e fotógrafos de língua portuguesa.

Semanalmente selecionaremos Instagrans para você conhecer e seguir, com uma entrevista pra que todos possam saber um pouco mais de quem está por trás das fotos. Essa semana garimpamos o trabalho da artista Rita GT (@rita.gt).

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Na casa do Soba, 2017

1. Quem sou:
Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2003), pós-graduação na Escola Maumaus em Lisboa (2004/2005), frequentei o Mestrado — MFA em Malmö Art Academy — Lund University em Malmö, na Suécia.

Interventiva e crítica nas mensagens que transmito com a minha obra, procuro abordar temas como: a memória, a identidade ou a importância da defesa dos direitos humanos. O facto de ter vivido em diferentes países faz com que tenha uma visão alargada, equacionando e valorizando diferentes culturas e pontos de vista da história. A reflexão sobre a simbologia colonial, o questionamento dos direitos de igualdade de género a que recorro frequentemente, define a minha identidade e linguagem artística. Através da imagem, da palavra ou da performance, revelo uma postura de constante questionamento e experimentalismo, tanto material, como conceptual.

Image for post
Image for post
Devassa series, 2019

2. Como vou:
Sinto a missão e responsabilidade forte de com o meu trabalho conseguir ter uma postura activista dos direitos humanos,

usar livremente médiuns e técnicas, e a cada dia conseguir libertar-me de limitações e imposições. Quero sentir o meu corpo de trabalho mais livre, mais infinito e universal.

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Movement — Home / Body — Land, 2018/19

3. Para onde vou:
Neste momento estou preparando a apresentação do meu trabalho na residência artística Walk&Talk nos Açores, seguidamente irei participar na 1ª Bienal de Príncipe, e irei expor no Yorkshire Sculpture Park em 2019.Quero ter mais tempo de estúdio e dedicação á cerâmica como escultura.

Image for post
Image for post
Museu duty free, 2019
Image for post
Image for post
Talhão, 2019 (performance para fotografia) Olaria de Vila Franca do Campo, Açores

www.ritagt.info
www.facebook.com/ritagtstudio
www.instagram.com/rita.gt

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium