Garimpo | Rita GT
O projeto #garimpof508 é destinado à divulgação de trabalhos de artistas e fotógrafos de língua portuguesa.
Semanalmente selecionaremos Instagrans para você conhecer e seguir, com uma entrevista pra que todos possam saber um pouco mais de quem está por trás das fotos. Essa semana garimpamos o trabalho da artista Rita GT (@rita.gt).


1. Quem sou:
Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2003), pós-graduação na Escola Maumaus em Lisboa (2004/2005), frequentei o Mestrado — MFA em Malmö Art Academy — Lund University em Malmö, na Suécia.
Interventiva e crítica nas mensagens que transmito com a minha obra, procuro abordar temas como: a memória, a identidade ou a importância da defesa dos direitos humanos. O facto de ter vivido em diferentes países faz com que tenha uma visão alargada, equacionando e valorizando diferentes culturas e pontos de vista da história. A reflexão sobre a simbologia colonial, o questionamento dos direitos de igualdade de género a que recorro frequentemente, define a minha identidade e linguagem artística. Através da imagem, da palavra ou da performance, revelo uma postura de constante questionamento e experimentalismo, tanto material, como conceptual.

2. Como vou:
Sinto a missão e responsabilidade forte de com o meu trabalho conseguir ter uma postura activista dos direitos humanos,
usar livremente médiuns e técnicas, e a cada dia conseguir libertar-me de limitações e imposições. Quero sentir o meu corpo de trabalho mais livre, mais infinito e universal.


3. Para onde vou:
Neste momento estou preparando a apresentação do meu trabalho na residência artística Walk&Talk nos Açores, seguidamente irei participar na 1ª Bienal de Príncipe, e irei expor no Yorkshire Sculpture Park em 2019.Quero ter mais tempo de estúdio e dedicação á cerâmica como escultura.


www.ritagt.info
www.facebook.com/ritagtstudio
www.instagram.com/rita.gt