Espaço f/508
Jan 14 · 2 min read

Publicado originalmente em 13/09/2009

Ivan Klinger não imaginava que teria tanto trabalho para realizar a foto de uma das capas mais lendárias da música popular brasileira. Contratado pela gravadora RCA, o fotógrafo queria obter uma imagem que fosse tão boa quanto o conteúdo do álbum de 77 de Cartola, Verde Que te Quero Rosa.

Klinger teria muitas dificuldades para produzir a foto, e Cartola não facilitava nem um pouco seu trabalho, desmarcando várias vezes as sessões fotográficas. O compositor já era um ícone da cultura nacional e Klinger sabia que seu trabalho deveria estar à altura de Cartola.

O tempo parecia correr contra ele e a gravadora já o pressionava. Por fim, Klinger recebeu um telefonema, o qual he davam como prazo para produção da foto aquele único dia. Não pensou duas vezes e foi até à casa de Cartola. Chegando lá, o compositor estava pronto para sair. O que Klinger não sabia era que sua salvação viria muito em breve, em uma xícara de café.

Vendo a aflição do fotógrafo, a esposa de Cartola, Dona Zica, resolveu intervir e fez com que Cartola ficasse mais um pouco e conversasse com Klinger. Para isso, serviu café aos dois. Quando Klinger viu as cores verde e rosa das xícaras, percebeu que ali estava sua foto. A partir daí, foi cuidadoso ao escolher os elementos, que pareciam surgir naturalmente à sua frente. A parede amarela, a camiseta azul de Cartola, todos foram sendo reunidos pelo fotógrafo, em busca da composição ideal de cores e símbolos nacionais. Por fim o cigarro branco reuniria as cores da Mangueira e do Brasil em torno de Cartola. Estava feita uma das mais belas imagens da música brasileira.

Por fim, Klinger conseguiu exatamente o que queria: um excelente trabalho. E tanto foi que o diretor de arte do álbum, Ney Távora, se recusou a escrever o título do álbum na capa. Não era necessário, a frase já estava ali, estampada na foto de Ivan Klinger.

Revista f/508

A Revista f/508 é um espaço online dedicado a publicação de conteúdo, entrevistas e outras informações relacionadas à fotografia, arte contemporânea e cultura. O f/508 atua em Brasília e Lisboa, voltado para estudo, difusão e produção fotográfica e artística.

Espaço f/508

Written by

Revista f/508

A Revista f/508 é um espaço online dedicado a publicação de conteúdo, entrevistas e outras informações relacionadas à fotografia, arte contemporânea e cultura. O f/508 atua em Brasília e Lisboa, voltado para estudo, difusão e produção fotográfica e artística.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade