Perfil | Íris Helena

Publicado originalmente em 04/04/2017

Nascida em João Pessoa, Íris Helena é graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba e mestre em Poéticas Contemporâneas, pela Universidade de Brasília.

Por meio de pesquisas em instalação, colagem e fotografia, que têm como base objetos retirados de seu cotidiano, a artista investiga a paisagem urbana e a memória afetiva.

Os materiais utilizados por Helena demonstram uma constante: a fragilidade. As novas texturas produzidas pelo contato das obras com o ambiente representam a transitoriedade da paisagem, podendo significar, como sugere o curador Matias Monteiro, “sutis eventos poéticos”, possíveis alterações topográficas e acidentes geológicos.

“A atual obsessão por produzir, arquivar, ou guardar imagens de um mundo que parece se despedir há algum tempo aponta paradoxalmente em direção à previsibilidade de seu habitual esquecimento. Ao liquidar a fronteira entre a natureza pública e a dimensão particular e afetiva das experiências no espaço urbano, a artista realiza composições entre os distintos elementos que dão forma à complexidade da vida nas cidades.”

Yana Tamayo, artista visual e crítica independente, sobre o trabalho de Íris Helena

Para conhecer mais do trabalho de Íris Helena, acesse o site da fotógrafa.