Perfil | Alfredo De Stéfano

Publicado originalmente em 05/02/2014

Considerado um dos mais importantes fotógrafos mexicanos da contemporaneidade, Alfredo De Stéfano trabalha com uma fotografia conceitual de paisagens e, em especial, o deserto, influência de sua cidade natal, Monclova, Coahuia — situada na parte norte do México.

De Stéfano cria instalações a partir da utilização de elementos naturais e/ou materiais e as fotografa. As intervenções que o artista realiza nestes lugares, considerados inóspitos, incitam uma discussão sobre a relação entre o homem e o espaço.

Na série Brief Chronicle of Light (2004), o fotógrafo parte do princípio de que cada local requer uma intervenção única, como se ela própria personificasse aquele lugar e tudo que o cerca. Já em Replenishing Emptiness (2002), De Stéfano transforma esses locais por meio da percepção de que o homem também transforma aquilo que não está presente ou não se faz passível de seu alcance.

Seu trabalho já foi exposto em diversos países e publicado em livros e revistas. O fotógrafo, que acaba de retornar para o México após uma longa jornada de produção pelos desertos do Atacama, no Chile, e Huacachina, Paracas e Nazca, no Peru, já se prepara para os próximos destinos: Índia e Austrália.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Alfredo De Stéfano, acesse aqui.