Perfil | Daniel Marenco

Publicado originalmente em 11/05/2017

Fotógrafo há onze anos, baseado na cidade do Rio de Janeiro, Daniel Marenco é formado em Jornalismo, e é nessa área que concentra seu trabalho dentro da fotografia. Marenco é conhecido por ter coberto diversos eventos políticos, como as últimas três eleições no Brasil, as manifestações de 2013 e o processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff. Documentou, também, tragédias como a de Mariana e o terremoto no Nepal. Teve suas fotos publicadas por grandes jornais, como O Globo e a Folha de S. Paulo. Em 2015 foi finalista do Esso, principal premiação do jornalismo brasileiro, com dois de seus trabalhos, a foto ‘Terremoto em Katmandu‘ e ‘Marcado a ferro e fogo‘. Foi indicado e selecionado em outras premiações, tanto nacionais, quanto internacionais.

O uso da cor em suas imagens — que transmitem, em cada uma, sensações específicas- é uma das grandes características de seu trabalho. Em “Lama em Mariana”, série de Marenco sobre o acontecimento no distrito de Bento Rodrigues, o fotógrafo explora o efeito do que chama de “onda laranja” de lama sobre o local. O resultado é um retrato de uma região totalmente descaracterizada e uma população desamparada diante da imensidão da tragédia ocorrida.

Marenco também já fotografou diversas pessoas importantes no cenário musical e político brasileiro, como Gilberto Gil, Criolo, Xico Sá e Fernanda Montenegro.