Perfil | Eustáquio Neves

Publicado originalmente em 14/01/2014

Nascido em 1955, em Juatuba (MG), Eustáquio Neves é um fotógrafo autodidata. Com formação técnica em química industrial, Eustáquio atua como freenlancer na área de publicidade e fotografia documental desde 1984, ano em que adquiriu seu primeiro equipamento fotográfico. Os conhecimentos assimilados no curso de química foram de grande auxílio quando o fotógrafo montou seu estúdio e um pequeno laboratório em Belo Horizonte. Na mesma época, criou com alguns amigos um grupo de estudos para discutir projetos autorais.

Em seu trabalho autoral, Eustáquio emprega técnicas fotográficas alternativas, manipulando negativos e cópias e incorporando-os nas suas imagens. O experimentalismo e o acaso exercem uma função expressiva fundamental no trabalho do fotógrafo. Boa parte de sua produção explora ricas composições com detalhes e elementos incorporados, como fragmentos de negativos, cópias de imagens, manuscritos e trechos de texto.

As obras do artista Arthur Bispo do Rosário e do cineasta Wim Wenders são referências importantes para Eustáquio Neves.

Atualmente, o fotógrafo desenvolve projetos pessoais e pesquisas etnográficas que buscam resgatar aspectos culturais de grupos étnicos específicos, e é também colaborador da Imaginário Picture Agency e da Autograph.

Vencedor de grandes prêmios brasileiros de fotografia, como o VII Prêmio Marc Ferrez, da Funarte, Eustáquio já expôs seu trabalho no Canadá, Inglaterra, EUA, Japão, Alemanha, entre outros países. Seu primeiro livro, Eustáquio Neves, lançado pela Cosac Naify em 2005, faz parte do acervo do f/508.

Conheça mais sobre o trabalho de Eustáquio Neves aqui.


Originally published at f508.com.br.