Perfil | Harriet Powers

Espaço f/508
Revista f/508
Published in
2 min readAug 22, 2020

Harriet Powers, foi uma mulher afro-americana que nasceu escravizada, na Geórgia em 1837. Ela ficou famosa pelas colchas com técnicas tradicionais de apliques (bordados ornamentais) para registrar lendas locais, histórias bíblicas ou eventos astronômicos em suas colchas. Infelizmente, sabe-se que apenas duas de suas colchas sobreviveram: The Bible Quilt, 1886 e a Pictorial Quilt, 1898, consideradas os melhores exemplos da colcha do sul do século XIX. Seus trabalhos são exibidos no Museu Nacional de História Americana em Washington DC e no Museu de Belas Artes de Boston.

Bible Quilt de Harriet Powers, 1886

Acredita-se que Powers tenha ditado oralmente uma descrição de cada quadrado de sua colcha para Jennie Smith, que comprou a primeira colcha feita por Powers (The Bible Quilt) e providenciou para que ser exibida na Exposição dos Estados de Algodão em Atlanta em 1895.

Em sua narrativa sobre a colcha, a artista Jennie revelou por que ficou tão encantada com ela:

“Seu estilo é ousado e mais do que impressionista, enquanto há uma ingenuidade de expressão que é deliciosa”.

Recentemente, historiadores compararam o trabalho de Harriet aos tecidos de Daomé, na África Ocidental. A colcha da Bíblia é costurada à mão e à máquina. Há contorno acolchoado em torno dos motivos e linhas retas que se cruzam aleatoriamente em espaços abertos. Uma borda de uma polegada de algodão impresso de grãos retos é dobrada nas bordas e costurada à máquina em todas as camadas.

Pictorial Quilt de Harriet Powers, 1898

A segunda (Pictorial Quilt), não se sabe ao certo, talvez tenha sido encomendada por um grupo de “senhoras do corpo docente” da Universidade de Atlanta e dada (junto com as descrições de Powers) como um presente a um curador que se aposentava.

--

--