Perfil | Suzanne Anker

Espaço f/508
Revista f/508
Published in
2 min readSep 2, 2020

Suzanne Anker é uma artista visual que trabalha na interseção da arte e das ciências biológicas. Ela trabalha em uma variedade de meios, desde escultura digital e instalação até fotografia em grande escala, bem como espécimes botânicos. Como pioneira da Bio Art, um movimento de arte internacional em expansão, criou o primeiro Laboratório de Bio Arte em um Departamento de Belas Artes nos Estados Unidos. Utilizando ferramentas digitais aliadas ao feito à mão e ao feito pela natureza, seu trabalho investiga as formas como a natureza está sendo alterada no século XXI. Preocupada com as mudanças climáticas, extinção de espécies e degradação tóxica, seu trabalho chama atenção para a beleza da natureza e a necessidade de um pensamento esclarecido sobre o “banco emaranhado” da natureza.

Uma notável instalação de Suzanne Anker intitulada Astroculture (Eternal Return) foi apresentada com destaque na exposição The Value of Food (2015) na Catedral de St. John the Divine na cidade de Nova York. Apresentado em uma capela, o trabalho consistia em plantas produtoras de vegetais cultivadas a partir de sementes empregando a mesma tecnologia de luz LED usada pela NASA para cultivar plantas no espaço.

O trabalho de Anker foi exibido nacional e internacionalmente em museus e galerias, incluindo o ZKM, Karlsruhe, Alemanha, Walker Art Center, o Smithsonian Institute, a Phillips Collection, PS1 Museum, o JP Getty Museum, o Medizinhistorisches Museum der Charite em Berlim, o Centro de Investigação Cultural de Berlim, o Museu Pera de Istambul, o Museu de Arte Moderna do Japão e a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Cartagena das Índias, Colômbia.

Para saber mais, acesse o site da artista http://suzanneanker.com/

--

--