Sobre retratos, selfies e a geração Z

Espaço f/508
Revista f/508
Published in
4 min readJun 28, 2022

💡 Eu dei essa foto de presente impressa em qualidade fine art pro meu irmão há alguns anos, e recentemente ele me contou uma história engraçada.­­­­­­

­­­­­­Ao se mudar para dividir apartamento com um amigo, ele trouxe a questão de que gostaria de pendurar na sala a foto grande que tinha da irmã. O amigo achou um bocado estranho e melhor não comentar, essa relação entre irmãos, de se pendurar uma enorme foto do outro na parede.

Ao ver a imagem tudo finalmente se esclareceu para o amigo desavisado: a foto não era da minha cara, mas feita por mim.

De toda forma, não acho que ele estivesse assim tão errado. Podem me chamar de cringe à vontade, com meu cabelinho de lado, meu café coado delicioso e meus boletos que teimam em chegar, mas acho a fixação por selfies da geração “z” um tanto desagradável.

💭 Te deixo com uma pergunta: afinal, o que fala mais sobre você? Uma foto do seu rosto ou uma produção sua?

Se você, como eu, acredita que toda produção imagetica é fruto de quem você é e, portanto, um autorretrato, vem comigo aprender como aprimorar essas imagens no Passaporte Cultural. As aulas começam na semana que vem e o cronograma de julho já está surreal de sensacional.

­­Uma aula gratuita: como pensar criticamente a moda?­­­­

­­­­Em 04/07, às 19h (horário de Brasília), faremos mais uma aula aberta e gratuita, com Brunno Almeida Maia, com o tema Como pensar criticamente a moda? O mundo está mudando rapidamente, o planeta está em situação alarmante e a moda precisa se reinventar em busca de possíveis soluções viáveis e sustentáveis para o seu desenvolvimento. Quer refletir sobre essa questão? Teremos muito o que conversar, e o link para inscrições já está disponível aqui.­­­­­

⏳ Você já viu o calendário de julho? Um sem fim de possibilidades incríveis:

💡Em 05/07 começa um curso clássico do f/508: introdução à fotografia — tudo que você precisa saber para começar a fotografar! 💡Em 06 /07 traremos um assunto que a gente ama: a história da arte com uma nova roupagem. Aqui você não vai ficar só na espuma das vanguardas européias, mas vai enxergar essa história em um contexto mais amplo e abrangente. 💡Já no dia 07/07 seguiremos nosso mergulho do curso Cinepoética com o mundo mágico da diretora belga Agnes Varda! 💡Em 15/07 inauguramos um novo curso que promete virar sua cabeça do avesso — Moda, arte e filosofia, diálogos contemporâneos. 💡Para fechar o mês, dia 16/07 começamos a última turma do ano da deliciosa Oficina de Animação Experimental — uma ferramenta incrível para criativos.

­­­­­­­­Dicas e garimpos criativos f/508: para ler, ver e ouvir­­­­­

Saramago: os seus nomes. Um álbum biográfico. Alejandro García Schnetzer e Ricardo Viel (org).

­­­­Companhia das Letras • 352 pp • R$ 199,90
Um álbum biográfico com mais de duzentos nomes marcantes na trajetória de Saramago que mostra os lugares, as pessoas e os acontecimentos mais importantes da vida do escritor português. O livro traz um extenso repertório fotográfico e documental e está dividido em quatro seções: “Espaços/lugares”, sobre territórios e realidades que mentalmente habitou; “Leituras/sentidos” mostra uma constelação de obras e criadores de diferentes disciplinas que foram fundamentais na sua vida; “Escritas/criações” atravessa personagens, temas e figuras históricas presentes na sua obra; “Laços/pessoas” reúne afinidades de seu universo particular. (Revista Quatro Cinco Um)­­­­­­

­­­­

Escrito e apresentado por Chico Felitti, podcast investiga o passado de crimes por trás de mansão abandonada em São Paulo. (Folha — imagem)

­­­­­­❤️ É isso, pessoal! Gostou do conteúdo que encontrou? Envie pra um amigo que também possa curtir e conhecer o f/508! Se tiver qualquer dúvida, sugestão ou comentário, pode entrar em contato comigo pelo email f508.lisboa@gmail.com

Beijinhos e até a próxima,
Raquel Pellicano

­­­

--

--