Uma Viagem Pessoal com Martin Scorsese pelo Cinema Americano

Publicado originalmente em 10/11/2011

Espaço f/508
Jan 14 · 3 min read

Martin Scorsese (1942) é um cineasta americano, considerado um dos grandes nomes da indústria cinematográfica mundial. Obcecado pelo cinema documentário, Scorsese realizou, em 1995, “A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Movies” (Uma jornada pessoal com Martin Scorsese pelo cinema americano). Roger Corman, produtor de filmes B, ensinou Scorsese a fazer filmes baratos e depressa, preparando-o para o seu primeiro filme com Robert De Niro, “Mean Streets”. Aclamado pela crítica, “Mean Streets” foi o pontapé de saída para Scorsese e De Niro. Em 1976, Scorsese deixou o mundo do cinema de boca aberta com “Taxi Driver”. O filme é protagonizado por Robert De Niro e Jodie Foster, que têm performances brilhantes, num retrato considerado dos mais violentos e crus sobre a vida em Nova York alguma vez levado às telas. Cinco anos mais tarde, Ronald Reagan, então presidente dos Estados Unidos, foi quase assassinado por um jovem, que justificou o seu ato com a obsessão que sentia pela personagem de Jodie Foster neste filme.

Taxi Driver

Em 1980, baseado na vida e na carreira do lutador de boxe Jake La Motta, Scorsese filma o “Touro indomável”. O filme concentra-se na raiva e na violência do boxeador, que o tornaram imbatível no ringue. Os mesmos sentimentos, porém, levam La Motta a bater na mulher e no irmão, e o conduzem a uma espiral de auto-destruição e paranóia. Apesar de a história do filme não ser uma história genial, a interpretação de Robert De Niro é uma das melhores da história do cinema, e Martin Scorsese se prova, neste longa, um diretor fantástico.

Touro Indomável

Em “Cabo do Medo” (1991), Robert De Niro tem outra atuação de alto nível como o determinado e psicopata Max Cady, criando, através da fala e do gestual, um vilão aterrorizante. Extremamente inteligente (estudou na prisão livros de direito e filosofia, além de ler a Bíblia), Max é temível por saber utilizar muito bem a lei a seu favor, o que o transforma num personagem assustador, mas que, ao mesmo tempo, consegue ser fascinante. Suas ações são calculadas para atingir Sam de uma forma que ele não possa se defender, como quando ataca sua colega de trabalho (numa cena de forte impacto visual), sabendo que ela jamais iria testemunhar contra ele para não expor sua relação com Sam. Cady quer provar que Sam também pode se transformar num criminoso, e alcança seu objetivo.

Cabo do Medo

Convidado em 1994 pelo British Film Institute a juntar-se às celebrações do Centenário do Cinema, Martin Scorsese realizou o documentário em que regressa à sua juventude para falar de alguns dos filmes que mais o marcaram ao longo de sua vida de cineasta. De Ernst Lubitsch a Alfred Hitchcock, passando por John Ford, Fritz Lang, Nicholas Ray e John Cassavetes, muitos são os grandes nomes da história do cinema americano citados. Uma história que não é apenas descrita, mas apresentada através da experiência e visão pessoal de Scorsese, que se fez ainda acompanhar pelos depoimentos de Gregory Peck, Billy Wilder, Francis Ford Coppola e George Lucas.

Revista f/508

A Revista f/508 é um espaço online dedicado a publicação de conteúdo, entrevistas e outras informações relacionadas à fotografia, arte contemporânea e cultura. O f/508 atua em Brasília e Lisboa, voltado para estudo, difusão e produção fotográfica e artística.

Espaço f/508

Written by

Revista f/508

A Revista f/508 é um espaço online dedicado a publicação de conteúdo, entrevistas e outras informações relacionadas à fotografia, arte contemporânea e cultura. O f/508 atua em Brasília e Lisboa, voltado para estudo, difusão e produção fotográfica e artística.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade