Bu! Tem peixe na rede!

ESPECTROS DA INCLUSÃO
ESPECTROS DA INCLUSÃO
2 min readMar 11, 2020

Por: Amanda Alves e Gabriela Bachinski

“Vamos pescar?”

Ele prepara sua isca metodicamente. Horas e mais horas se passam. Silêncio ensurdecedor. Mais um dia e nenhum peixe na rede do Bu, mas em sua mente os peixes continuam a saltar.

“Vamos pescar?”

Sua alma é mar, seu corpo anzol e sua fascinação pela pescaria é o pontapé inicial para conhecer o garoto dos olhos brilhantes.

“Vamos pescar?”

Bruno Bresolin, conhecido como “Bu” para os mais próximos, é um menino virtuoso que, com suas peculiaridades, encanta e ensina todos ao seu redor.

“Vamos pescar?”

Pra começar, não encosta não! O Bu pode até ir com a sua cara, aceitar almoçar contigo se tu convidar para um churrasco, ou um clássico almoço italiano, mas talvez festas não sejam exatamente o seu forte.

E se a festa for sertaneja? Achamos seu ponto fraco. Ele adoraria esse rolê.

“Vamos pescar?”

Garoto de poucas palavras. Vai ver aprendeu com o silêncio necessário para a pescaria. Ou pode ser que em seu mundo olhares tenham mais efeito que palavras. Não importa.

“Vamos pescar?”

Como todo pescador eficiente, Bu sempre carrega consigo seu amuleto da sorte. Medo? Insegurança? Seu amuleto, Magna Bertusso é seu ponto de segurança. Não tem erro, colo de mãe vence qualquer obstáculo.

“Vamos pescar?”

Azar na pesca, sorte no amor… não é mesmo Bu? No auge de seus 23 anos, o amor já teve papel importante na sua história. Bruno, abriu seu coração reservado e namorou por um tempo. Infelizmente, algumas histórias de amor esbarram em censura e preconceito.

“Vamos pescar?”

Mercado. Escola. Trabalho. Ciclos sociais. Pontos cotidianos, intolerância e rejeição democratizadas.

“Vamos pescar?”

Autismo verbal? Ele consegue conversar? Ele sabe das coisas? “Ele sabe que é autista. Sabe que tem retardo mental. Sabe que é adotivo. Sabe que sofre de compulsão alimentar. Sabe que é ansioso. Sabe que seus modos não agradam os padrões sociais. Sofre imensamente com isso”, conta a mãe. A maioria das pessoas não sabem.

“Vamos pescar?”

O autismo é um transtorno que conduz a intensos ou excessivos déficits na comunicação e interação. Contribui para agressividade. Sorte que um dos requisitos para pescar é a calmaria. Bu é um pescador. E como bom pescador, aprecia a arte do silêncio.

“Vamos pescar?”

Transformação. Renascimento. Amor. Ah o amor! Esse sim, presente em toda jornada, dando suporte para outros Brunos que assim como você e eu, partilhamos dessa aventura que é viver.

“Vamos pescar?”

“Vamos.”

“Vamos pescar?” é o hiperfoco do Bu. Hiperfoco é uma característica presente nas pessoas no espectro autista, que cria categoria de padrões comportamentais. Fixação. O que fisga.

--

--