Uma associação para o fantástico nacional?

Ana Cristina Rodrigues
EspeculAtiva
Published in
2 min readNov 7, 2018

Tempos estranhos se aproximam.

Há uma grande perspectiva de instabilidade no país — econômica, social e civilizatória. Para a cultura, isso é grave e para o mercado editorial ainda mais: livrarias tradicionais estão falindo, editoras quebrando e o MinC irá certamente perder o status de ministério, dificultando ainda mais as suas já poucas ações na área.

Nessas ocasiões, a união faz a força. Já existem algumas experiências de associações de escritores, como a AEILIJ de literatura infanto-juvenil e a ABERST, de terror e suspense, e já passou da hora da literatura fantástica brasileira, com a força e a história que tem, ter a sua.

Atenção: não é mais um coletivo ou um grupo. Temos vários, maravilhosos e com propostas superinteressantes. Iremos dar todo nosso apoio e iremos buscar o apoio deles também. Mas a nossa intenção é ter uma associação de verdade, um ente jurídico capaz de representar os interesses dos autores de literatura fantástica e de lhes proporcionar apoio em assuntos jurídicos e contábeis, além de trabalhar na consolidação e desenvolvimento da literatura fantástica e da carreira de seus autores, através de eventos, prêmios, cursos, divulgação, publicações…

O ponto é que esse primeiro momento, de criação da associação, é trabalhoso, oneroso e longo. Precisamos de ajuda para tanto, para que isso possa acontecer e tornar uma realidade. Entendemos que nem todos estão dispostos ou disponíveis para esse trabalho inicial, mas tem interesse em, posteriormente, se associar. Lembrando que uma associação tem custos e haverá cobrança de taxa para se associar.

Pedimos que envie um e-mail com nome completo, cidade de residência, telefone (com DDD) e sua área de atuação (escreve, edita, divulga, traduz) para associacaofantastica@gmail.com dizendo se tem interesse em participar da fase inicial ou em se associar posteriormente.

--

--