Dar além

Espírita Recreativo
Espiritismo Recreativo
2 min readJun 29, 2018

Dentro da palavra perdoar existe a palavra doar. Isso não é uma coincidência da língua portuguesa, pois ambas as palavras derivam do latim perdonare e donare, respectivamente.

O sufixo per significa além, ou seja, perdoar pode ser entendido como dar além. Isso nos mostra a singela e forte relação entre perdoar e doar, ou, mais especificamente, entre perdão e caridade.

Quando começamos a fazer caridade, começamos do jeito errado. Queremos que todo mundo saiba o quão caridosos fomos, doamos só o material e o que está sobrando e nos melindramos quando não sentimos gratidão em retorno.

Sobre perdoar, é o mesmo princípio. Às vezes, demoramos muito tempo para perdoar e, quando perdoamos, o fazemos ainda com revolta e ressentimento. Não perdoamos verdadeiramente.

Mas, com muita prática, vamos superar essa fase. Vamos viver experiências que vão nos ensinar isso. Um dia, numa vida futura, caridade vai ser um hábito diário nosso e perdoar vai ser algo fácil e instantâneo.

Um dia, faremos igual a viúva que deixou duas moedas no gazofilácio do Templo de Jerusalém. Daremos não só do que nos sobra, mas do que nos falta. Daremos mais do que o material. Daremos mais do que alguma coisa, daremos a nós mesmos em caridade.

Um dia, faremos igual ao pai na parábola do Filho Pródigo. Perdoaremos sem hesitar. Perdoaremos sem chegar a guardar mágoa. Perdoaremos sem que nos seja preciso pedir por isso.

Perdão é um dos maiores exemplos de caridade que existe. Perdoar é ajudar o próximo a se libertar um pouco do peso da culpa e o auxiliar em seu arrependimento e reparação do erro. E, não obstante, também é nos livrar da mágoa e da raiva que corroem o nosso coração. Perdão é caridade para conosco e para com nosso irmão.

Esse texto foi abundantemente inspirado pelas palavras de Raul Teixeira. Assistam ele no YouTube.

--

--