Dicionário

Os vocábulos usados no Espiritismo Recreativo e seus significados

Espírita Recreativo
Espiritismo Recreativo
3 min readJan 26, 2017

--

A

Água fluidificada
Diz-se da água que foi magnetizada por fluidos espirituais.

Alma
sf.
O espírito quando ligado a um corpo material; ou seja, o espírito encarnado.

C

Carma
sm.
Reação equivalente gerada em consequência de uma ação praticada no passado.
Obs.: Apesar de ser um termo amplamente usado para identificar a lei espírita de causa e efeito, este nunca foi usado por Allan Kardec na Codificação Espírita.

Codificação Espírita
Nome dado às obras básicas do Espiritismo publicadas pelo pedagogo francês Hippolyte León Denizard Rivail, sob o pseudônimo de Allan Kardec, entre os anos de 1857 e 1868.
As obras são cinco e consistem em: O Livro dos Espíritos (1957), O Livro dos Médiuns (1961), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1964), O Céu e o Inferno (1965) e A Gênese (1968).

Cordão fluídico
(ou: cordão perispirítico, cordão astral etc.)
Ligação entre o perispírito e o corpo físico, garantindo a existência da vida orgânica material. Chama-se cordão pois tem a capacidade de se estender infinitamente durante o sono do corpo físico, permitindo que a alma viaje pelo plano espiritual.

D

Desencarnação
sf.
1. Cessação da vida material. 2. Passagem do espírito do mundo material para o mundo espiritual.

E

Encarnação
sf.
1. Início da vida material. 2. Revestimento do espírito num corpo material para vivência terrena.

Expiação
sf.
Condição imposta ao espírito no processo de reencarnação que consiste em sofrimento físico e/ou moral para reparar dívidas e erros cometidos em vidas passadas.

F

Fluido
sm.
1. Elemento primitivo indispensável à intermediação entre o Espírito e a matéria propriamente dita. 2. Agente de que o Espírito se utiliza através da sua vontade. 3. Meio no qual se propaga o pensamento.

K

Karma
sm.
Vide carma.

L

Livre-arbítrio
sm.
Liberdade de pensar, escolher e agir inerente a todo espírito do reino de Deus. Seu uso traz consequências: se bom, significa evolução moral; se mau, retarda seu adiantamento e atrai sofrimentos e infelicidades para o futuro.

M

Médium
s2g.
1. Indivíduo sensível à influência de espíritos. 2. Aquele que possui, em menor ou maior grau, mediunidade.

Mediunidade
sf.
Faculdade humana e natural pela qual se estabelece a comunicação entre o médium e o espírito, podendo ser visual, sonora, tátil etc.

P

Passe
sm.
Transmissão voluntária de fluidos benéficos através da imposição das mãos. É a) magnético, quando provem de um espírito encarnado; b) espiritual, quando provem de um espírito desencarnado; ou c) misto, quando provem de um espírito desencarnado usando um encarnado como intermédio, sendo esse último o comum nos centros espíritas.

Perispírito
sm.
1. Invólucro semimaterial do espírito. 2. Nos encarnados, é o intermédio entre a alma e o corpo material, que os mantêm unidos até o desencarne.

Poltergeist
sm.
Do alemão, polter (barulhento, brincalhão, desordeiro) + geist (espírito), fenômeno de caráter físico (pancadas, batuques, deslocamento de objetos, etc) provocado por espíritos inferiores com o objetivo de perturbar e assustar os encarnados. Esses espíritos, mais do que outros, se mantêm presos à matéria mesmo após o desencarne.
Obs.: Apesar de ser usado para identificar os chamados espíritos batedores, este termo nunca foi usado por Allan Kardec na Codificação Espírita.

Provação
sf.
Atribulações e sofrimentos da vida material escolhidos pelo próprio espírito no processo de reencarnação, reconhecendo sua imperfeição e visando a sua evolução moral.

Psicografia
sf.
Tipo de mediunidade que se manifesta através da escrita.

R

Reencarnação
sf.
1. Retorno do espírito à vida material. 2. Uma das identidades do espírito dentro da pluralidade de suas existências em vida material.

Regressão
sf.
Terapia que consiste na recordação de fatos de vidas passadas, já perdidos na memória.

U

Umbral
sm.
1. Região inferior do plano espiritual em que se agregam, através de sintonia, espíritos errantes e malévolos. 2. Segundo André Luís, estado ou lugar transitório por onde passam as pessoas que não souberam aproveitar a vida na Terra.

--

--