No céu tem pão?

E desencarnou

Será que os espíritos comem? Eles não tem boca, estômago ou o resto do sistema digestivo, mas quando o assunto é o mundo espiritual, nem tudo é tão simples quanto possa parecer.

Vou logo adiantar que os espíritos não precisam comer. Só que alguns comem. Ué, mas como? Acontece que quando alguém desencarna, ainda conserva impressões da vida corpórea durante algum tempo; ou seja, ainda come, ainda bebe, ainda dorme. Na verdade, muitos espíritos quando desencarnam dizem sentir uma fome e sede incontroláveis. Mas, com o tempo, o espírito não precisará mais comer, beber ou dormir, principalmente aqueles mais evoluídos, que não possuem mais nenhuma impressão de sua vida terrena.

Em Violetas na Janela, conta-se que aos poucos o espírito vai deixando de se alimentar, a medida que vai aprendendo a conseguir energia de outras fontes. O espírito passa a absorver energia do próprio universo e, assim, ele não precisará mais comer ou dormir.

Para aqueles que ainda comem, a comida no mundo espiritual, obviamente, é diferente. Não é material e serve principalmente para tratamento de espíritos enfermos. Tá achando que vai chegar lá e comer uma lasanha, é? Livros como Nosso Lar e Memórias de um Suicida já falaram sobre essas situações; em ambos, é citado um caldo, onde cada um sentiu o sabor que mais lhe agradava.

Mas o alimento que é mais citado nos relatos de espíritos é a água. A água é o melhor condutor de boas energias. E não só no mundo espiritual. Quem já foi a centros espíritas sabe muito bem que é servido um copinho de água após o passe. Agora tu já sabes o porquê.