O que diz o Espiritismo sobre as crianças com câncer?

Elas merecem?

Espírita Recreativo
Espiritismo Recreativo
4 min readOct 25, 2016

--

Há algum tempo, na internet, eu me deparei com um questionamento. Não lembro das exatas palavras, mas era algo parecido com: “É todo espírita que acredita que as crianças com câncer estão pagando algo da outra vida?”

Esse questionamento me fez pensar, pois eu já tinha a resposta pra ele, mas percebi que muita gente não teria, mesmo aqueles que talvez já estejam envolvidos no Espiritismo. Mas antes de qualquer coisa, vamo dar uma voltinha na doutrina:

A reencarnação

Não é novidade pra ninguém que o espiritismo considera a reencarnação como um fato. O que nem todo mundo sabe é como a reencarnação acontece. Inclusive, alguns ficam surpresos quando descobrem que o Espírito, antes de reencarnar, escolhe a sua família, a sua nacionalidade, a sua condição física, a sua condição financeira e todas as atribulações de sua vida.

Os mundos do reino de Deus

Também, o que nem todo mundo sabe é que todos os planetas e astros do universo são habitados por Espíritos. Nós não os vemos ainda porque não nos é permitido, mas eles estão lá. Mesmo que não dê pra fazer uma classificação absoluta desses mundos, Allan Kardec, no Evangelho Segundo o Espiritismo, para nosso entendimento, divide os planetas em categorias de acordos com o nível dos Espíritos que o habitam. São eles:

  1. Os mundos primitivos, destinados às primeiras encarnações do Espírito;
  2. Os mundos de expiações e de provas, destinados às encarnações dos Espíritos que desejam recuperar erros passados (expiação) ou passar por uma prova que o fará evoluir moralmente;
  3. Os mundos de regeneração, destinados aos Espíritos ainda em expiação que desejam acumular forças e precisam de repouso e tratamento;
  4. Os mundos ditosos ou felizes, onde a felicidade impera pois os Espíritos já são mais evoluídos; e
  5. Os mundos celestes ou divinos, destinados aos Espíritos que alcançaram a luz e onde reina a sabedoria e a bondade.

Assim como o Espírito, os planetas também evoluem. A Terra já foi um mundo primitivo, hoje é um mundo de expiação e provas e um dia será um mundo de regeneração.

Expiação e prova

Mas tu sabes a diferença entre expiação e prova? Calma que eu vou explicar. A expiação é uma condição imposta ao Espírito, que precisa ser reeducado, pois cometeu um erro ou permanece com vícios morais. Todos nós estamos em expiação pois cometemos erros passados e estamos cheios de vícios como orgulho e egoísmo. A prova se assemelha à expiação pois também consiste em sofrimento com o fim de evolução moral, mas a prova não necessita de erros passados. Voluntariamente, o Espírito escolhe passar por certas situações que farão dele um ser mais evoluído. Existem vários Espíritos mais evoluídos que encarnam na Terra e ajudam na evolução de Espíritos mais inferiores.

Mas, afinal, as crianças com câncer, alvos daquele questionamento, estão aqui hoje sofrendo porque foram maus na vida passada? Bom, pode ser que sim. A expiação é um processo comum na evolução moral do Espírito. Mas como a gente sabe se a criança não é um Espírito bem mais evoluído que nós que veio aqui passar por uma prova? O Espírito pode ter escolhido vir aqui e passar por tal sofrimento para trabalhar a caridade e a fé daqueles a sua volta, por exemplo. Porque são muitos os Espíritos que escolhem sofrer com o objetivo de ajudar o próximo e eu posso te dar um exemplo: Jesus Cristo.

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, porque o reino dos céus é para eles. (Evangelho de Mateus, capítulo V, versículos 4, 6 e 10.)

Acho que o autor do questionamento fez a pergunta pra saber se o Espiritismo diz se as crianças com câncer merecem ter câncer. Mas não cabe à doutrina decidir quem merece sofrer; só a Deus. Jesus nos ensinou a não julgar o próximo nessa vida, quanto mais por quem ele foi ou pelo que ele fez na vida passada. É por isso que junto com a reencarnação, nós temos o esquecimento, que não nos permite julgar, rebaixar ou exaltar ninguém pela sua vida passada.

Se aquela criança que sofre com câncer foi uma má pessoa ou se está aqui pra ajudar a evolução da família não nos interessa saber. O que devia interessar é como nós podemos melhorar a situação. Se alguém que tu conheces for diagnosticado com câncer, ou se tua prima der a luz a um filho com síndrome de down, ou se teu vizinho perder a perna num acidente de carro, não fique se questionando se eles fizeram algo para merecer aquilo, porque Jesus não se questionou sobre os erros passados do leproso antes de curá-lo. Só vai e ajuda quem precisa de ajuda.

E outra: nós que somos saudáveis, que temos família e amigos ou que temos estabilidade financeira, por exemplo, não devemos nos achar melhores que os doentes, os órfãos ou os pobres só porque não sofremos como eles sofreram ou sofrem. Deus dá a cruz de acordo com a força que temos pra carregá-la, então simplesmente pode ainda não ser a tua hora.

Mas, ai de vós, ricos, porque tendes vossa consolação neste mundo. Ai de vós que estais saciados, porque tereis fome. Ai de vós que rides agora, porque sereis reduzidos ao pranto e às lágrimas. (Evangelho de Lucas, capítulo VI, versículos 24 e 25.)

--

--