Quando maratona era em quilômetro e não em episódio — A importância da atividade física durante uma vida

Luiza Braz
Esporte — amor e dor
2 min readNov 26, 2018

Qual foi seu último pedido no iFood você fez esse mês? E quantas séries maratonou na Netflix? Essas são perguntas ditam as conversas de bar hoje em dia — sempre acompanhadas por uma cervejinha, né. Mas quantos quilomêtros você correu na última semana? Ou quanto está sua pressão cardíaca?

É claro que ninguém precisa ser um atleta de alto rendimento, mas já reparou que cada vez mais as pessoas dão desculpas para o sedentarismo? Dados do IBGE de 2016 apontam que 18,9% da população sofre de obesidade, comprovando um crescimento de mais de 7% deste grupo de pessoas em uma década.

Renata Braz, gerente de território da Align Technology, hoje com 42 anos, sempre praticou atividades físicas. Durante a infância e adolescência praticou ballet e jazz. E quando adulta não deixou de perder o contato com a atividade física, tornando-se uma "rata de academia. Para Renata, a prática de exercícios físicos é muito importante para o autoconhecimento e para ganhos psicológicos: "Eu preciso da atividade física para me sentir bem disposta para meu dia-a-dia!"

Renata Braz pedalando na praia do Leme / Arquivo pessoal

Ela não parou nem quando ficou grávida. Durante os nove meses de gestação diminuiu a intensidade dos exercícios e começou a fazer yoga, afirmando que não pode acostumar seu corpo parado: "temos que nos mexer para não enferrujar".

Se tem uma coisa que Renata Braz não sabe fazer, é ficar parada! Recentemente ela começou a fazer uma modalidade mais intensa de exercício, o famoso crossfit. Essa injeção de ânimo — e de endorfina, é ótima para não cair da mesmice da rotina de exercícios, inclusive: "Estou viciada e amando muito a competitvidade do crossfit"!

Os temos modernos favorecem o sedentarismo e é neste exato momento que precisamos incentivar posturas saudáveis que realmente possibilitem bem-estar em sua vida. Topa trocar um filminho no final de semana por uma caminhadinha ao ar livre? Seu corpo e sua mente agradecem.

--

--

Luiza Braz
Esporte — amor e dor

Jornalista que podia ter feito Moda, Direito ou qualquer outra coisa.