A série incrível de Chris Paul contra o Denver Nuggets

O armador do Phoenix Suns levou o time de volta à uma final de conferência depois de 10 anos

Leonardo Pignatari
esporteempauta20
4 min readJun 16, 2021

--

O camisa 3 está de volta à uma final de conferência (Foto: Christian Petersen)

Como todos sabem, Chris Paul, ou CP3 como é conhecido, é considerado por muitos como um dos maiores armadores de todos os tempos na NBA. Com passagens por New Orleans Hornets, Los Angeles Clippers, Houston Rockets, Oklahoma City Thunder e agora, Phoenix Suns, o “Point God” mostrou a sua melhor versão nessa semifinal de conferência contra o Denver Nuggets.

Com médias assustadoras, o armador de Phoenix liderou a equipe do Arizona para sua primeira final de conferência desde 2010, quando enfrentou o Los Angeles Lakers de Kobe Bryant e acabou eliminado por 4x2. O jogador de 36 anos ainda busca seu primeiro título na NBA, e agora enfrenta o Utah Jazz de Donovan Mitchell ou o Los Angeles Clippers de Kawhi Leonard e Paul George na disputa pela vaga na grande final.

Jogo 1 — Phoenix Suns 122x105 Denver Nuggets

Jogadores do Phoenix Suns comemorano a vitória no jogo 1 (Foto: Aaron Ontiveroz)

Na primeira partida da série contra o Denver Nuggets, no Talking Stick Resort Arena, em Phoenix, o jogo começou bem equilibrado, tanto que no intervalo a equipe de Nikola Jokic vencia por 1 ponto. Mas com um terceiro quarto magnífico, a equipe da casa abriu uma vantagem de 9 pontos e se manteve melhor até a final da partida.

O Phoenix Suns contou com um ótimo jogo coletivo nesta partida, onde 4 jogadores (Mikal Bridges, o próprio CP3, Devin Booker e DeAndre Ayton) passaram dos 20 pontos na partida. Os números de Chris Paul na partida foram ótimos, com 21 pontos, 6 rebotes e 11 assistências e apenas 1 turnover, o armador ajudou sua equipe a conseguir a vitória importantíssima.

Jogo 2 — Phoenix Suns 123x98 Denver Nuggets

O Suns venceu os dois primeiros jogos no Arizona (Foto: Aaron Ontiveroz)

Na segunda partida, ainda em Phoenix, o time mandante foi dominante desde o primeiro quarto, onde já abri uma pequena vantagem de 4 pontos, até o final do jogo, onde acabou com uma vantagem de 25 pontos. A equipe do Arizona só ficou atrás do placar na primeira cesta do jogo, quando Jokic acertou um arremesso de 2 pontos.

Nesse jogo 2, o Phoenix Suns contou novamente com um excelente jogo coletivo, onde 10 jogadores fizeram pelo menos 7 pontos e 6 jogadores alcançaram a barreira dos dois dígitos, além de 3 duplos-duplos. Chris Paul terminou a partida com 17 pontos, 5 rebotes e 15 assistências, e desta vez, sem cometer nenhum turnover.

Jogo 3 — Denver Nuggets 102x116 Phoenix Suns

Devin Booker foi o cestinha do Suns no jogo 3 (Foto: Reprodução)

No jogo 3, no Pepsi Center, em Denver, mais uma vitória tranquila para o Phoenix Suns, que já abriu 10 pontos de vantagem logo no primeiro quarto e só controlaram essa vantagem até o final da partida. E novamente, a equipe comandada por Monty Williams, só ficou atrás do placar no começo do jogo, quando o Denver abriu 1 ponto de vantagem.

O grande destaque dessa partida foi Nikola Jokic, com 30 pontos, 20 rebotes e 10 assistências. Mas pelo lado da equipe do Arizona, os destaques foram Devin Booker, com 28 pontos, e claro, o melhor jogador da série, Chris Paul, com 27 pontos, 6 rebotes, 8 assistências, e apenas 2 turnovers. Até o momento, CP3 tinha uma média excelente, de um erro a cada 11 assistências.

Jogo 4 — Denver Nuggets 118x125 Phoenix Suns

Chris Paul e Devin Booker fizeram chover no jogo 4 (Foto: Reprodução)

No último jogo da série, novamente no Colorado, a equipe do Phoenix Suns novamente liderou a partida desde o primeiro quarto, quando conseguiu uma parcial de 28x22 e segurou essa vantagem até o final do jogo. A franquia do Arizona foi a única das 8 equipes que conseguiu se classificar para a final de conferência com 4 vitórias em 4 jogos.

E para coroar uma série gigante de um dos principais jogadores da história da liga, Chris Paul teve uma atuação gigantesca para fechar a série. Com 37 pontos (74% de aproveitamento nos arremessos), 3 rebotes e 7 assistências, o camisa 3 garantiu uma vaga na grande final da conferência oeste. Outro destaque da partida foi Devin Booker, com 34 pontos e 11 rebotes na partida.

E agora, até onde a equipe do Phoenix Suns, comandada por Monty Williams, e liderada dentro de quadra por Chris Paul e Devin Booker, pode chegar nesses playoffs? Depois de eliminar o Lakers de LeBron e Anthony Davis, e o Nuggets de Nikola Jokic, existe alguma equipe de parar o time de Arizona? Todas as respostas serão reveladas em breve, quando começar a tão esperada final de conferência.

--

--

Leonardo Pignatari
esporteempauta20

Estudante de Jornalismo na PUC-SP (01/2019 - 07/2020) e Estudante de Jornalismo na Estácio (01/2023-) e redator no Esporte em Pauta