As finais da NBA começam nesta terça-feira

A tão esperada final da NBA entre Phoenix Suns e Milwaukee Bucks começa na próxima terça-feira (06), às 22h.

Leonardo Pignatari
esporteempauta20
5 min readJul 5, 2021

--

Giannis Antetokounmpo e Devin Booker são as grandes estrelas da final (Foto: Reprodução/ESPN)

Phoenix Suns e Milwaukee Bucks começam a decidir o título da NBA nesta terça-feira, o time do Arizona que conta com estrelas como Devin Booker, Chris Paul e DeAndre Ayton busca seu primeiro título na história, voltando à uma final de NBA depois de 23 anos. Já o Milwaukee Bucks de Giannis Antetokounmpo, Khris Middleton e Jrue Holiday busca o bicampeonato depois de 50 anos.

Despachando favoritos ao título, como por exemplo Los Angeles Lakers e Brooklyn Nets, as duas equipes contaram com um pouquinho de “sorte” para chegarem na grande final. Com muitas lesões durante a pós-temporada, algumas equipes foram bem prejudicadas, assim como os próprios finalistas.

O Phoenix Suns perdeu o seu armador Chris Paul durante a série contra os Lakers, e o Milwaukee Bucks perdeu sua principal estrela Antetokounmpo durante a final de conferência contra o Atlanta Hawks. Mas mesmo com essas lesões, as duas equipes tiveram bastante competência para chegar nessa grande final.

A temporada do Phoenix Suns

Monty Williams e Chris Paul tem uma grande história de superação (Foto: Gary A. Vasquez)

Depois de 11 anos, a equipe do Phoenix Suns voltou à uma pós-temporada, e logo nessa primeira ida aos playoffs, conseguiu voltar à uma final de NBA depois de 23 anos. Mas vamos relembrar de como tudo começou, desde a chegada de Chris Paul na offseason até a classificação contra o Los Angeles Clippers na final da conferência.

O ressurgimento do Phoenix Suns começou na temporada passada, com a volta da NBA na “bolha”, onde a equipe comandada por Devin Booker conseguiu 8 vitórias em 8 jogos, com atuações espetaculares do camisa 0. Durante a pausa entre a temporada passada e a atual, o time do Arizona conseguiu trazer Chris Paul, um dos principais armadores da história da liga.

Na temporada regular, o Phoenix Suns conseguiu a segunda melhor campanha da conferência oeste, com uma campanha de 51 vitórias e 21 derrotas durante os 72 jogos dessa temporada mais reduzida. Os 5 jogadores titulares da equipe conseguiram pelo menos 10 pontos de média, com a liderança de Devin Booker, que teve 25 pontos de média.

DeAndre Ayton e Devin Booker são os pilares desse Phoenix Suns (Foto: Christian Petersen)

Na primeira rodada dos playoffs, a equipe do técnico Monty Williams enfrentou o atual campeão Los Angeles Lakers e conseguiu uma boa vitória por 4x2, conseguindo ganhar os 3 últimos jogos da série. Na última partida, no Staples Center, Devin Booker conseguiu 47 pontos, minando qualquer chance de classificação dos Lakers de LeBron James e Anthony Davis.

Na semifinal da conferência, enfrentou o Denver Nuggets, equipe do MVP da atual temporada, Nikola Jokic. E o Phoenix Suns conseguiu uma varrida, venceu a série por 4x0 com 4 jogos espetaculares de Chris Paul, que ganhou um texto especial aqui na página sobre a série.

Na grande final da conferência, voltou a enfrentar uma equipe de Los Angeles, desta vez o Clippers de Paul George, que já não contava com Kawhi Leonard por conta de uma lesão. E mais uma vez venceu por 4x2, encerrando a série novamente no Staples Center em mais uma atuação histórica de Chris Paul, que conseguiu 41 pontos e 8 assistências.

A temporada do Milwaukee Bucks

Mike Budenholzer e Giannis Antetokounmpo estão juntos desde 2018 (Foto: Reprodução)

Se classificando para os playoffs pelo quinto ano seguido, a equipe do Milwaukee Bucks voltou à uma final de NBA pela primeira vez desde 1974, quando perdeu por 4x3 para o Boston Celtics. E após muitos anos de fracasso, finalmente conseguiu se classificar para a grande final.

Sem ainda saber se vai poder contar com Giannis Antetokounmpo durante a grande final, a equipe contou com grandes atuações individuais de Khris Middeton, Jrue Holiday e Brook Lopez para conseguir a classificação para a grande final da NBA.

Com 46 vitórias e 26 derrotas durante os 72 jogos, a equipe sempre teve um banco de reservas muito consistente, tanto que ao final da temporada, 8 jogadores conseguiram pelo menos 10 pontos de média, e obviamente, o líder foi o grego Giannis Antetokounmpo, que teve 28 pontos de média durante a temporada regular.

Khris Middleton e Jrue Holiday foram destaques com a ausência de Antetokounmpo (Foto: Reprodução)

Na primeira rodada dos playoffs, a equipe de Wisconsin enfrentou o seu algoz do ano passado, o Miami Heat de Jimmy Butler, e conseguiu uma vitória tranquila por 4x0, Middleton sendo cestinha em 2 jogos, Antetokounmpo em 1 e Brook Lopez no derradeiro jogo 4.

Na segunda rodada, enfrentou o temido Brooklyn Nets, do Big 3 Kevin Durant, James Harden e Kyrie Irving, e saiu perdendo por 2x0, mas quando a série foi para Milwaukee, empatou em 2x2, e foi assim até o jogo 7, no Barclays Center, em Brooklyn, e com uma partida sensacional de Antetokounmpo, com 45 pontos, 13 rebotes e 5 assistências, se classificou para a final de conferência.

Nessa final da conferência leste, a equipe de Mike Budenholzer enfrentou a surpresa Atlanta Hawks, que havia eliminado o New York Knicks e o Philadelphia 76ers anteriormente. A série chegou a ficar empatada em 2x2, mas nas últimas duas partidas, sem sua principal estrela, a equipe do Milwaukee Bucks conseguiu vencer a série por 4x2, com duas atuações excelentes de Khris Middleton.

E agora, temos os dois finalistas da NBA, que se enfrentam em uma melhor de 7 jogos, então só saberemos o campeão no mínimo quarta-feira que vem (14/07), mas todos esperamos uma série de 7 jogos, e com todas as estrelas em quadra. Mas enfim, quem será o campeão, o Phoenix Suns de Devin Booker e Chris Paul ou o Milwaukee Bucks de Giannis Antetokounmpo e Khris Middleton?

--

--

Leonardo Pignatari
esporteempauta20

Estudante de Jornalismo na PUC-SP (01/2019 - 07/2020) e Estudante de Jornalismo na Estácio (01/2023-) e redator no Esporte em Pauta