Beisebol: o dia chegou, é finalmente Opening Day

Neste 1º de abril, a MLB estreia sua temporada de 2021 no Opening Day

Filipe Saochuk
esporteempauta20
Published in
5 min readApr 1, 2021

--

Pré jogo de uma partida de Opening Day (Foto: Nitrogen Sports Blog)

Desde 27 de outubro do ano passado, quando o Los Angeles Dodgers bateu o Tampa Bay Rays por 3 a 1 no jogo 6 da World Series, e se sagrou campeão da Major League Baseball, não acontecia uma partida oficial de beisebol na principal liga do mundo. Porém, neste primeiro de abril, a espera se encerra, pois chegou o dia do Opening Day para a temporada de 2021 da MLB.

O regulamento da Major League Baseball

Tradicionalmente, a temporada da Major League Baseball conta com 162 jogos de cada time durante a temporada regular, em que a maioria das partidas são disputadas dentro da mesma Liga (liga Nacional com Nacional, e liga Americana com Americana), mas também ocorrem duelos interligas ao longo do calendário.

Os campeões de cada divisão, se classificam para os Playoffs da MLB, porém, aqueles que não venceram, ainda tem uma chance de buscar o Comissioner’s Trophy. Os dois times de melhor campanha de cada liga, que não foram campeões, vão pelo Wild Card para a pós temporada.

Em partida única, estes times se enfrentam, sendo uma partida de ‘mata’, e que costumam ser extremamente emocionantes. No Divisional Series, as equipes que passaram do Wild Card enfrentam a de melhor campanha em sua Liga e as de segunda melhor campanha, enfrentam as de terceira. Esses duelos são disputados em uma série de 5 jogos, ou seja, quem vencer três, está classificado para as Championship Series.

Funcionando como uma Final de Conferência na NBA, a Championship Series coloca frente a frente os dois melhores times de cada Liga. Em uma série de sete jogos é definido o campeão da Liga Americana e o campeão da Liga Nacional, sendo estas duas equipes, as que lutarão pelo título na World Series.

A famosa World Series é a grande final do beisebol na principal liga do mundo. Disputada também em uma série de sete jogos, é de onde sai o grande campeão da temporada, e a equipe que erguerá o Comissioner’s Trophy e marcará eternamente seu nome na história do esporte.

Uma temporada como nenhuma outra…

O ano de 2020 afetou absolutamente todas as pessoas, organizações e instituições. A MLB não foi diferente, e no ano da pandemia, o beisebol nos Estados Unidos foi disputado como jamais havia acontecido. Uma temporada com menos confrontos, majoritariamente dentro das divisões, algumas mudanças na regra, playoff estendido e claro, a não presença das torcidas nos Ball Parks.

Ao invés dos 162 jogos ao longo de seis meses de temporada regular, o calendário das franquias foi enxugado para apenas 60 jogos, sendo a grande maioria deles, duelos intra divisionais, evitando maiores deslocamentos e consequentemente uma maior disseminação do Coronavírus.

O tradicional Spring Training, que são os jogos de pré-temporada que as equipes disputam para se prepararem para a temporada regular, não aconteceram. O Toronto Blue Jays, única equipe canadense da MLB, não foi autorizado a disputar partidas em seu estádio e optou por mandar seus jogos em Buffalo, no Ball Park de seu afiliado na Triple-A, o Buffalo Bisons.

Uma temporada incomum para um ano definitivamente incomum. As torcidas no beisebol interferem diretamente no jogo, e sem elas nos estádios, o esporte não teve a mesma graça em 2020. Afinal, assim como em qualquer outra modalidade, a não presença dos fãs, torna a realização dos eventos quase que sem sentido… mas em um ano como o ano passado, tais medidas eram mais do que necessárias.

Partida da MLB sem torcida (Foto: Hollywood Reporter)

Sendo a disputada em jogo neutro, a World Series foi o primeiro e único evento do ano na MLB a receber público. Mesmo que não tenha sido um estádio lotado, e tenha sido longe dos mandos tanto de Dodgers, quanto de Rays, o belíssimo Globe Field, em Arlington no Texas, conseguiu dar um toque ainda mais especial para o principal confronto da temporada do beisebol, mesmo que com público bastante reduzido.

Muitas mudanças, equipes jogando longe de casa, estádios vazios… mas a temporada de 2020 finalmente foi concluída, e a expectativa de um 2021 mais próximo da normalidade, era tudo o que os fãs, os jogadores, as franquias e a liga sonhavam naquele momento.

Temporada 2021: a volta à normalidade (ou quase isso)!

Com os Estados Unidos exercendo um exímio plano de vacinação em sua população, o país como um todo já está de certa forma “voltando para os trilhos”. Enquanto no Brasil a pandemia se agrava mais a cada dia que passa, lá a situação já está muito mais estabilizada, permitindo assim, a realização da temporada da Major League Baseball como sempre foi.

Para este ano, os 162 jogos voltaram, assim como o Spring Training, que se encerrou na última terça-feira e já contou com a presença de público nos estádios, mesmo que ainda não completamente lotados (afinal, também eram jogos de pré-temporada). As equipes terão um calendário mais próximo do tradicional, e não com praticamente todos os jogos sendo disputados contra seus rivais de divisão.

Estádio de um jogo de Spring Training (Foto: True Blue LA)

E as torcidas? As torcidas finalmente poderão voltar a ocupar os assentos nos estádios de suas equipes. Cada estado possui suas determinações, mas diversas equipes poderão contar com 50% da capacidade, e algumas com até mais que isso, como o caso do Texas Rangers, que planeja liberar cerca de 40 mil torcedores (100%) para assistirem os jogos nas cadeiras do Globe Life Field.

O formato dos playoffs volta ao normal para o ano de 2021. Se no ano passado, 16 equipes foram para a pós temporada, nesta temporada o regulamento também retoma a ‘normalidade’. Apenas 12 times se classificam, Wild Card com jogo único… exatamente como o de costume, e que estará de volta após o ano de 2020.

Los Angeles Dodgers, San Diego Padres, New York Yankees, New York Mets… quem entrará para a história e vencerá a World Series em 2020? Quem pode surpreender? Quem vai desapontar? Qual equipe terá a pior campanha e terá a primeira escolha geral no Draft de 2022? A verdade é que todas essas perguntas são impossíveis de responder, mas as primeiras linhas do ‘livro’ ‘Temporada 2021 da MLB’ começarão a ser escritas na tarde desta quinta-feira, no Opening Day da tão aguardada estreia da principal liga de beisebol do mundo.

--

--

esporteempauta20
esporteempauta20

Published in esporteempauta20

Olá fãs do esporte! Sejam muito bem vindos ao “Esporte em Pauta”, a mais nova plataforma de textos sobre os mais variados esportes!

Filipe Saochuk
Filipe Saochuk

Written by Filipe Saochuk

Jornalista | Redator do projeto "Esporte em Pauta" | Apaixonado por esportes!

No responses yet