Conheça Gustavo de Conti: o novo treinador da seleção brasileira de basquete

O treinador do Flamengo assumiu o cargo e fará as duas funções no ciclo olímpico de Paris 2024

Leonardo Pignatari
esporteempauta20
3 min readSep 21, 2021

--

Momento da assinatura do contrato de De Conti com a seleção (Foto: Reprodução/Twitter)

Depois da frustrante eliminação no Pré-Olimpico, o croata Alexsandar Petrovic deixou o comando técnico da seleção brasileira de basquete, onde estava desde 2017. Após 13 anos, a seleção volta a ter um treinador brasileiro no seu comando, o último havia sido Lula Ferreira, que comandou entre 2003 e 2007, de lá pra cá, apenas estangeiros haviam treinado, como o espanhol Moncho Monalve e o argentino Ruben Magnano.

Gustavo de Conti assume a seleção após anos de destaque por Paulistano e Flamengo, o carioca de 41 anos pertence à comissão técnica da seleção brasileira entre 2012 e 2016. Gustavo começou a jogar basquete aos 7 anos de idade, passando por equipes como Corinthians, Monte Líbano, Ypiranga e Paulistano, onde resolveu encerrar sua carreira de atleta para treinar os times de base.

Carreira por Paulistano e Flamengo

Gustavo já conquistou 3 títulos do NBB (Foto: João Pires/LNB)

Em 2010, aos 30 anos, Gustavo de Conti foi chamado para comandar a equipe principal do Paulistano, onde levou a equipe ao vice-campeonato do NBB, na temporada 2013–14, onde também acabou conquistando o troféu Ary Vidal, de treinador do ano, se tornando o treinador mais jovem à conquistar tal prêmio, em sua quarta temporada.

Em 2017/2018, Gustavinho levou à equipe da capital paulista ao seu primeiro título de NBB na história, batendo o Mogi das Cruzes na final, por 3x1. À essa altura, De Conti já havia conquistando três vezes o prêmio de treinador do ano, além de também conquistar o Campeonato Paulista de Basquete em 2017, onde venceu o Franca na final.

Em junho de 2018, Gustavo de Conti foi contratado para comandar o time de basquete do Flamengo, e na sua primeira temporada, já conquistou mais um título do NBB, agora contra o Franca, eliminando o Corinthians nas quartas de final e o grande rival Botafogo na semifinal. Agora na última temporada, o time carioca teve 28 vitórias nos 30 jogos da temporada regular.

Nos Playoffs, o time venceu o Mogi das Cruzes por 2x0, com duas excelentes vitórias, já nas quartas de final, Gustavinho enfrentou seu antigo time Paulistano, e não deu chances pro azar, eliminando a equipe paulista vencendo os 3 jogos da série. Na grande final, o Flamengo enfrenteu o São Paulo, e novamente venceu por 3x0, conquistando seu sétimo título de NBB.

Gustavo de Conti é o novo comandante da seleção brasileira (Foto: Reprodução)

Além dos dois títulos do Novo Basquete Brasil, o time carioca venceu outros seis títulos sob o comando de Gustavo de Conti, sendo três campeonatos cariocas em sequência, duas Copas Super 8, e o principal torneio da América Latina, a Basketball Champions League Américas, no último ano, na final contra Real Estelí, de Nicarágua.

Agora, Gustavinho assume a seleção brasileira em busca de uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024, seu primeira grande desafio já acontece ano que vem, na Copa América de 2022, que será realizada aqui no Brasil. A estreia de Gustavo no comando da seleção acontece em Novembro, pela abertura das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023, em dois jogos contra o Chile.

--

--

Leonardo Pignatari
esporteempauta20

Estudante de Jornalismo na PUC-SP (01/2019 - 07/2020) e Estudante de Jornalismo na Estácio (01/2023-) e redator no Esporte em Pauta