Lillard x Jokic, atuação de gala de Ja Morant e Trae Young x Nova Iorque: tudo sobre a primeira semana dos playoffs da NBA

Leonardo Pignatari
esporteempauta20
Published in
7 min readMay 27, 2021
Provocação de Trae Young no primeiro jogo fez a torcida do Knicks voltar com tudo para o jogo 2 da série (Foto:Reprodução)

No último sábado, começaram os tão esperados playoffs da NBA, e passado quase uma semana, todas as séries já tiveram dois jogos disputados e como sempre, está pegando fogo. Enquanto equipes como Philadelphia 76ers e Brooklyn Nets fizeram o favoritismo valer a pena, abrindo 2x0, o Los Angeles Clippers perdeu as duas partidas no seu ginásio e vê uma vaga na próxima fase ficando mais distante.

Confrontos da conferência leste

Philadelphia 76ers 2x0 Washington Wizards

Embiid, um dos finalistas ao prêmio de MVP, vem se destacando ainda mais nos playoffs (Foto: Ned Dishman)

O confronto entre o primeiro e o oitavo lugar da conferência oeste está acontecendo conforme o esperado até aqui. Na partida de abertura, o Washington Wizards até começou melhor, indo para o intervalo com uma vantagem de apenas 1 ponto, mas no próprio terceiro quarto, os 76ers conseguiram passar na frente e manteram essa vantagem até o final do jogo. Os destaques da partida foi Tobias Harris, do Philadelphia, o camisa 12 marcou 37 pontos, conseguiu 6 rebotes e ainda distribuiu 2 assistências.

No segundo confronto, o Philadelphia 76ers conseguiu uma vitória bem tranquila, 120x95, com uma atuação muito boa do seu “Big 3”, e ainda contou com uma lesão de Russell Westbrook no segundo quarto para conseguir essa vitória fácil por 25 pontos de vantagem. O destaque do lado do time da Pensilvânia agora foi Ben Simmons, com 22 pontos, 8 rebotes e 9 assistências, mas o cestinha da partida foi Bradley Beal, que marcou 33 pontos para o time da capital norte-americana.

Milwaukee Bucks 2x0 Miami Heat

Giannis Antetokounmpo vem mostrando sua força nos playoffs (Foto: Getty Images)

Milwaukee Bucks e Miami Heat se enfrentaram na segunda rodada dos playoffs ano passado, e o time da Flórida conseguiu uma vitória tranquila por 4x1. Mas esse ano as coisas estão diferentes, na primeira partida, o confronto foi bem equilibrado, 109x107 na prorrogação para o time de Wisconsin, com 27 pontos de Khris Middleton e uma atuação dominante de Antetokounmpo, que conseguiu 26 pontos, 18 rebotes e 5 assistências.

Na segunda partida, uma vitória extremamente fácil para o time de Milwaukee, que fez um 46x20 no primeiro quarto, e só controlou a vantagem até o final do jogo, que acabou com uma vantagem de 34 pontos para os Bucks, 132x98, com uma atuação muito boa de Jrue Holiday, que fez 11 pontos, pegou 7 rebotes e deu 15 assistências, mas novamente o destaque foi Giannis, com 31 pontos, 13 rebotes e mais 6 assistências.

Brooklyn Nets 2x0 Boston Celtics

Kevin Durant foi o cestinha dos dois jogos até aqui (Foto: Reprodução)

Na primeira partida entre Brooklyn Nets e Boston Celtics, o time celta começou bem melhor, e foi para o intervalo com uma vantagem de 6 pontos, mas a partir do terceiro quarto, o time de Nova Iorque não deu nenhuma chance para o azar e terminou a partida com uma vantagem de 11 pontos, 104x93. Os destaques da partida foram Kyrie Irving, com 29 pontos e 6 rebotes, e o cestinha Kevin Durant, com 32 pontos e 12 rebotes.

No segundo jogo da série, o Brooklyn conseguiu uma vitória bem tranquila, abriu 14 pontos de vantagem no primeiro quarto e no fim do terceiro período, chegou a vencer por 28 pontos, essa distância chegou à 22 no final do jogo, e o Nets abriu 2x0 na série, fazendo valer o mando de quadra. Os destaques foram Joe Harris, com 25 pontos (7 bolas de 3 pontos) e Kevin Durant, com 26 pontos, 8 rebotes e 5 assistências.

New York Knicks 1x1 Atlanta Hawks

Obi Toppin fez o ginásio cair abaixo no jogo 2 (Foto: Reprodução)

Na primeira partida entre New York Knicks, que não disputava os playoffs desde a temporada 2012–2013, e o Atlanta Hawks, que não figurava na pós-temporada há 3 anos, quem se deu melhor foi a equipe da Georgia, com uma partida espetacular de Trae Young, que na sua estreia em playoffs, fez 32 pontos, pegou 7 rebotes e ainda distribuiu 10 assistências para os seus companheiros.

Na segunda partida, após as provocações do camisa 11 de Atlanta no jogo 1, a torcida dos Knicks veio com tudo para o ginásio e influenciou muito, porque a equipe chegou a perder por 13 pontos no intervalo e conseguiu a virada no segundo tempo, vencendo por uma vantagem de 9 pontos, 101x92. O cestinha dos Knicks foi Derrick Rose, com 26 pontos, mas o destaque da partida foi novamente Trae Young, com 30 pontos e 7 assistências.

Confrontos da conferência oeste

Los Angeles Clippers 0x2 Dallas Mavericks

Luka Doncic e Kawhi Leonard, um excelente duelo até aqui (Foto: Glenn James)

Los Angeles Clippers e Dallas Mavericks voltaram a se enfrentar em um confronto de primeira rodada nos playoffs, assim como no ano passado, onde a equipe de LA venceu por 4x2, esse ano o confronto começou diferente, no Staples Center, a equipe do Texas venceu por 113x103, com uma atuação excelente de Luka Doncic, um triplo-duplo, com 31 pontos, 10 rebotes e 11 assistências.

Na segunda partida no Staples Center, em Los Angeles, o Dallas Mavericks conseguiu a segunda vitória no confronto e abriu uma excelente vantagem no confronto, que vai para o Texas agora. Uma vitória por 127x121, duelo incrível entre Kawhi Leonard (41 pontos, 6 rebotes e 4 assistências) e Luka Doncic (39 pontos, 7 rebotes e 7 assistências).

Phoenix Suns 1x1 Los Angeles Lakers

Devin Booker e LeBron James, um ótimo duelo da pós-temporada (Foto: Reprodução)

Depois de 11 anos, os Phoenix Suns voltaram aos playoffs da NBA e logo de cara receberam o Los Angeles Lakers de LeBron James e Anthony Davis, que veio do play-in. Na primeira partida, o time do Arizona foi muito bem e conseguiu uma vitória por 99x90, com uma atuação de gala de Devin Booker, com 34 pontos, 7 rebotes e 8 assistências.

A segunda partida entre as duas equipes ficou marcada pela lesão de Chris Paul e o “retorno” de Anthony Davis, que havia marcado apenas 13 pontos no primeiro jogo da série. A equipe da Califórnia venceu por 7 pontos, 109x102, e conseguiu empatar a série, que agora vai para Los Angeles. O destaque da partida foi o camisa 3 dos Lakers, o “monocelha” teve 34 pontos, 10 rebotes e 7 assistências.

Utah Jazz 1x1 Memphis Grizzlies

Ja Morant conseguiu a melhor atuação individual dos playoffs até aqui (Foto: Reprodução)

Talvez a maior surpresa dos playoffs, o Memphis Grizzlies, que ficou fora da pós-temporada por 4 anos, voltou após eliminar o Golden State Warriors de Stephen Curry no play-in. Na primeira partida, o time do Tennessee conseguiu uma surpreendente vitória por 3 pontos após chegar a perder 13 pontos no segundo quarto. O destaque da partida foi Dillon Brooks, que conseguiu 31 pontos e 7 rebotes, Ja Morant também foi bem, marcando 26 pontos.

Na segunda partida em Utah, a equipe mandante fez valer o mando de quadra e conseguiu empatar a série em 1x1, uma vitória por 141x129, que de quebra teve a melhor atuação individual dos playoffs até aqui. Em sua segunda partida de pós-temporada na carreira, Ja Morant conseguiu 47 pontos, 4 rebotes e 7 assistências, o novo recorde de pontuação de um jogador do Memphis Grizzlies.

Denver Nuggets 1x1 Portland Trail Blazers

Jokic e Lillard, o melhor confronto da pós-temporada até aqui (Foto: Reprodução)

Denver Nuggets e Portland Trail Blazers vem protagonizando o melhor duelo de playoffs até aqui, com atuações espetaculares das duas estrelas dos times, Nikola Jokic e Damian Lillard. Na primeira partida no Colorado, uma vitória por 4 pontos do time de Portland, com 34 pontos, 2 rebotes e 13 assistências de Lillard, enquanto Jokic fez os mesmos 34 pontos, pegou 16 rebotes e deu 1 assistência.

No jogo 2 da série, os Nuggets conseguiram uma vitória tranquila por 19 pontos e conseguiu empaar a série, que agora vai para Oregon, por 1x1. Mas novamente vimos duas atuações excelentes das estrelas, Jokic fez 38 pontos, pegou 8 rebotes e deu 5 assistências, enquanto Lillard fez 42 pontos (9 bolas de 3), conseguiu pegar 4 rebotes e deu outras 10 assistências.

Resumo até aqui (27 de maio)

Enquanto 4 séries estão empatadas em 1x1, em 3 séries o time de melhor campanha já conseguiu uma vantagem de 2x0, e apenas o Dallas Mavericks conseguiu vencer as duas partidas jogando fora dos seus domínios. Isso mostra um equilíbrio muito grande até aqui, e também que jogar com mando de quadra, com a torcida à seu favor por conta do alto número de vacinados, faz muita diferença nessa fase eliminatória.

Mas eu quero saber a opinião de cada um, quais são as equipes favoritas ao título, quais equipes mais surpreenderam até aqui e quais mais decepcionaram, em breve saberemos os confrontos de segunda rodada dos playoffs, então vamos ficar ligados, porque como diria Jota Plays, “esses são os playoffs da NBA”.

--

--

Leonardo Pignatari
esporteempauta20

Estudante de Jornalismo na PUC-SP (01/2019 - 07/2020) e Estudante de Jornalismo na Estácio (01/2023-) e redator no Esporte em Pauta