NFL Draft: Micah Parsons, LB1

O melhor Linebacker da classe e um dos melhores atletas do Draft tem nome: Micah Parsons, defensor de Penn State

Filipe Saochuk
esporteempauta20
4 min readApr 27, 2021

--

Micah Parsons, Linebacker de Penn State (Foto: Sports Illustrated)

Micah Aaron Parsons, ou simplesmente, o melhor Linebacker do College Football em 2020, e principal nome da sua posição entrando no NFL Draft desta quinta-feira. O jogador de Penn State se destaca por seu atleticismo e velocidade absurda, bem acima da média se comparado aos companheiros de posição, incluindo Linebackers da National Football League.

Os (muitos) pontos fortes de Micah Parsons

Atleticismo. Essa é a principal palavra para definir Micah Parsons. Com 1,91 metros de altura e 111 kg de pura força e explosão, é capaz de cobrir o campo de uma lateral para a outra, sendo um jogador que sabe ‘tacklear’ muito bem, em que dificilmente deixa de derrubar o seu alvo, caso ele se aproxime dele.

Com toda sua velocidade, Parsons é excelente contra o jogo corrido, podendo marcar individualmente o Runningback adversário, tanto quando ele estiver correndo com a bola saindo do backfield, tanto quando ele estiver correndo rotas para participar do jogo aéreo.

Além de sua grande capacidade na marcação, Micah Parsons é com sobras o melhor Linebacker da classe em Blitz (quando o jogador vai à caça do Quarterback adversário), tendo uma grande visão na linha de scrimmage e uma agressividade ímpar. Além de ser o Middle Linebacker moderno, pode atuar como Edge em determinadas situações, justamente por ter uma qualidade muito apurada no quesito ‘perseguir o QB adversário’. Micah Parsons é um atleta único, e que se cair no lugar certo, pode fazer um estrago imediato na NFL.

Carreira no Ensino Médio e na Universidade

Nascido na cidade de Harrisburg, no estado americano da Pensilvânia, em 26 de maio de 1999, Micah Parsons iniciou sua vida no futebol americano na Central Dauphin High School, mas não foi como Linebacker que começou jogando.

Jogou os dois primeiros anos do ensino médio na Central Dauphin, antes de se transferir para a Harrisburgh High School (HHS), onde atuou como Defensive End e como Runningback. No seu último ano, correu para 1239 jardas e anotou 27 touchdowns jogando no ataque, já na defesa, não ficou por menos e anotou 9,5 sacks e uma interceptação. Parsons ainda jogou basquete pela HHS, mostrando toda sua versatilidade para as universidades que iriam lhe recrutar.

Micah Parsons jogando como RB no High School (Foto: PennLive.com)

Considerado um ‘Recruta Cinco Estrelas’, Micah Parsons se tornaria em definitivo um atleta de defesa, sendo classificado como Defensive End e Linebacker. Ranqueado como 4º melhor jogador de sua classe pelo 247Sports.com e 7º pela ESPN, Parsons foi recrutado por seis grandes programas do futebol americano universitário, sendo elas Ohio State, Alabama, Oklahoma, Penn State, Nebraska e Georgia.

Inicialmente, Micah se comprometeu com Ohio State, porém a NCAA investigou e determinou que os Buckeyes haviam violado as regras de recrutamento, impedindo que o atleta fosse para a universidade. Após o caso com Ohio State, Micah Parsons se comprometeu com Penn State Nittany Lions, para estudar e jogar futebol americano universitário, no dia 20 de dezembro de 2017.

O Head Coach da universidade, James Franklin, decidiu que Parsons jogaria como Middle Linebacker, ao invés de Defensive End, como ele atuava nos tempos de ensino médio. Em seu primeiro ano, jogou apenas uma partida como titular, mas ainda assim, conseguiu liderar sua equipe em tackles, com 82, se tornando o primeiro calouro na história de Penn State a liderar a universidade em tackles.

Porém, foi no segundo ano que Micah Parsons colocou seu nome no radar dos fãs do futebol americano e principalmente, das franquias da NFL. Na temporada de sophomore, realizou 109 tackles, 5 sacks, 3 passes desviados e 3 fumbles forçados. Naquele ano de 2019 foi nomeado o vencedor do Butkus-Fitzgerald Linebacker of the Year e ainda foi eleito de maneira consensual para o All-american Team.

Micah Parsons foi um dos grandes destaques do Cotton Bowl Classic de 2019, e venceu o prêmio de MVP Defensivo na vitória de Penn State contra Memphis, pelo placar de 53 a 39, após anotar 14 tackles, 2 sacks e ainda forçar dois fumbles.

Micah Parsons no Cotton Bowl (Foto: Las Vegas Review-Journal)

No que seria o seu terceiro ano na universidade, Parsons optou por não jogar a temporada de 2020 por conta da pandemia do Covid-19. Ao final da temporada passada do College Football, Micah se declarou para o Draft, e entrará como um dos principais nomes da classe de 2021.

Micah Parsons talvez esteja atrás apenas de Patrick Surtain II em relação aos defensores do NFL Draft deste ano, mas mesmo assim, é um dos prospectos com maior potencial de toda a classe, com boas chances de se tornar um dos grandes Linebackers da liga. Para muitos analistas, Parsons pode até sair no Top 10, com o Denver Broncos na escolha 9, ou com o New York Giants na 11ª escolha, sendo estes, dois destinos bastante plausíveis. Com todo seu talento e atleticismo únicos, o melhor LB do College, tem todas as cartas na mesa para se tornar um excelente jogador na principal liga de futebol americano do mundo.

--

--

Filipe Saochuk
esporteempauta20

Jornalista | Redator do projeto "Esporte em Pauta" | Apaixonado por esportes!