Prévia do Brasileirão Série B 2021!

Tudo o que pode rolar na competição que dá acesso à elite do futebol brasileiro

Victor Fardin
esporteempauta20
4 min readMay 27, 2021

--

Taça que vai ser levantada pelo futuro campeão do Brasileirão Série B 2021 (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A temporada 2020 do Brasileirão Série B se encerrou apenas no dia 29 de janeiro deste ano. Com um pênalti batido de cavadinha pelo atacante Anselmo Ramon, aos 52 minutos do 2º tempo, a Chapecoense se sagrou campeã da competição pela primeira vez em sua história. Ao lado do clube catarinense, também conseguiram o acesso o América-MG, o Juventude e o Cuiabá. Os times que amargaram o rebaixamento foram Oeste, Botafogo-SP, Paraná e Figueirense.

Agora, praticamente quatro meses depois, a edição de 2021 está prestes a começar, logo com 4 partidas marcadas para esta sexta-feira (28). Primeiro, Brasil de Pelotas e Londrina se enfrentam às 16:00 no Estádio Bento Freitas. Depois, o Guarani recebe o Vitória no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas-SP, às 19:00. Mais tarde, Vila Nova e Botafogo duelam no Estádio OBA em Goiânia-GO, às 21:30, enquanto o Náutico e CSA jogam no mesmo horário, em Recife-PE, no Estádio dos Aflitos.

Candidatos ao acesso

Jogadores do Vasco posando para foto com o troféu da Taça Rio (Foto: Jorge Rodrigues / Estadão Conteúdo)

Em um torneio tão equilibrado, ainda mais este ano com a presença de sete times que já venceram a Série B anteriormente, é muito complicado estabelecer grandes favoritos ao título ou ao acesso à elite do futebol brasileiro. Porém, alguns clubes demonstram, pelo menos inicialmente, que estão um degrau acima dos outros concorrentes.

Um desses times é o Vasco da Gama, recém rebaixado do Brasileirão Série A, que trouxe o técnico Marcelo Cabo para comandar o clube em busca do acesso. Os principais destaques são o argentino Germán Cano, os reforços Léo Jabá, Morato e Zeca e os jovens Matías Galarza e Gabriel Pec. Outro candidato é o Avaí, campeão catarinense pela 18ª vez em cima da Chapecoense. Treinado por Claudinei Oliveira desde de 2020, o Leão da Ilha perdeu apenas dois jogos em 19 na temporada, além de ter resgatado a boa forma de alguns veteranos, como o lateral-direito Edílson e o volante Bruno Silva.

Correndo por fora

Jogadores do Cruzeiro comemorando um gol (Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)

De uma forma menos caótica, o Cruzeiro irá começar sua campanha na Série B no próximo sábado (29), contra o Confiança, em partida realizada no Estádio Batistão, na cidade de Aracaju-SE. Ao contrário do ano passado, o clube mineiro não perderá seis pontos antes do início da competição, o que facilita o trabalho do técnico Felipe Conceição. Em um elenco recheado de jovens atletas, a Raposa conta com a experiência do goleiro Fábio e do atacante Rafael Sóbis para voltar a elite do futebol brasileiro em 2022.

Não muito distante, outras equipes vivem um grande momento na temporada e podem surpreender na liga nacional. o Náutico, comandado pelo veterano Hélio dos Anjos, perdeu somente um jogo desde fevereiro, além de ter sido campeão pernambucano contra o Sport nas cobranças de pênaltis. O principal nome é o centroavante Kieza, autor de 10 gols em 12 partidas. Outra boa aposta é o Operário, de Ponta Grossa-PR, semifinalista do Campeonato Paranaense e que se reforçou com nomes pontuais, como do meia Leandrinho (ex-Botafogo) e do atacante Rodrigo Pimpão (ex-CSA), para a disputa do Brasileirão Série B. Times como Botafogo, Goiás, Guarani, Ponte Preta e Remo ainda precisam mostrar um pouco mais para entrar de vez na briga pelo acesso.

Lutam contra o rebaixamento

Treinador Rodrigo Santana, contratado para tentar salvar a péssima temporada ,até aqui, do Confiança (Foto: Lucas Almeida / Confiança)

Olhando para o outro extremo da tabela, um dos clubes que parece ser candidato ao rebaixamento na Série B, pelo menos em um primeiro momento, é o Confiança. Eliminado de três competições nesse primeiro semestre, a equipe sergipana demitiu o treinador Daniel Paulista (que já rumou para o Guarani) e anunciou a chegada de Rodrigo Santana, que tem passagens por Atlético-MG, Avaí e Coritiba. Após perder o meia Bruninho para o Juventude, o clube contratou o meia Daniel Penha, vindo do Bahia, para reforçar o elenco e evitar a continuidade de uma temporada ruim.

Outra equipe que corre risco de queda é o Brasil de Pelotas. Dono de apenas um 9º lugar na primeira fase do Campeonato Gaúcho, o Xavante sofre com atraso de salários e um elenco limitado, apostando todas as suas fichas nos experientes Denilson, ex-Arsenal e São Paulo, e Junior Viçosa, ex-Grêmio. Também é importante ficar de olho nos desempenhos do Brusque, CRB e Londrina, clubes que podem incendiar essa luta contra o rebaixamento.

--

--

Victor Fardin
esporteempauta20

Capixaba, estudante de jornalismo da PUC-SP e redator do projeto “Esporte em Pauta”