Trey Mancini: o homem que venceu o câncer e está de volta aos bastões

Filipe Saochuk
esporteempauta20
Published in
4 min readMar 2, 2021
Trey Mancini, atleta do Baltimore Orioles (Foto: Sports Illustrated)

Neste domingo, começou o Spring Training para os trinta times da Major League Baseball. Os jogos de pré temporada servem para os principais jogadores voltarem a pegar ritmo de jogo, mas principalmente, uma grande oportunidade para os jovens atletas das franquias mostrarem o seu talento e buscarem uma vaga no elenco final. Porém, nenhum jogo ou resultado deste fim de semana, foi tão importante quanto a aparição do first baseman do Baltimore Orioles, Trey Mancini.

Após uma temporada muito boa em 2019, se colocando no topo das estatísticas com alguns dos melhores jogadores da MLB, o atleta natural de Winter Heaven, na Flórida, se apresentou para o Spring Training de 2020 com altas expectativas para o ano que se iniciaria. Mas no dia 7 de março, deixou as instalações do Orioles para passar por uma cirurgia não relacionada ao beisebol. Cinco dias depois, foi revelado que o procedimento que Mancini passou, foi para a retirada de um tumor maligno de seu cólon. Em abril, o próprio jogador contou que se tratava de um câncer de cólon em estágio 3 e que iria iniciar o tratamento de quimioterapia, que duraria aproximadamente seis meses.

Trey Mancini iniciou sua carreira no beisebol na Winter Heaven High School, e ao terminar o colegial, recebeu uma bolsa para jogar na Universidade de Notre Dame, uma das mais tradicionais dos Estados Unidos. Em seu terceiro ano de faculdade, rebateu sete Home Runs e impulsionou 54 corridas em 57 partidas disputadas pelo Fighting Irish. No Draft de 2013, o First Baseman chamou a atenção de Baltimore e foi selecionado na oitava rodada.

Trey Mancini jogando por Notre Dame (Foto: Notre Dame Athletics)

Após passar três anos jogando nas Minor Leagues, Mancini foi finalmente chamado para o elenco do Orioles na Major League Baseball, no dia 18 de setembro de 2016. Sua partida de estreia foi contra o Boston Red Sox, e logo no seu primeiro Hit, já entrou para a história da equipe de Baltimore. Jogando como rebatedor designado, anotou um Home Run em seu segundo At Bat da carreira na MLB, e se tornou o quarto jogador na história dos Orioles a rebater um Home Run em seu primeiro Hit com o uniforme laranja e branco.

Não satisfeito, anotou mais dois Home Runs nos dois jogos seguintes, e se tornou o terceiro jogador na história da Major League Baseball a bater um homer em cada um de seus primeiros três jogos na carreira. Em 2017, com mais um ano consistente, terminou em terceiro na votação para o Calouro do Ano na Liga Americana, e em 2018, terminou a temporada rebatendo .242, 24 Home Runs e 58 corridas impulsionadas.

Trey Mancini se tornou uma referência no elenco de Baltimore, e rapidamente se tornou um dos favoritos da torcida. A descoberta da doença pegou todos os apaixonados pelo esporte de surpresa, e gerou muita tensão e tristeza ao redor da liga. Porém, após meses de tratamento e incertezas, o camisa 16 do Orioles venceu mais um duelo em sua vida, e finalmente está totalmente curado do câncer.

No último dia 28, na partida de abertura do Spring Training de 2021, Trey Mancini voltou a jogar uma partida de beisebol após praticamente um ano parado. Contra o Pittsburgh Pirates, logo em seu primeiro At Bat, conseguiu uma rebatida simples e chegou à primeira base, sendo ovacionado por todos no estádio, tanto torcedores quanto seus companheiros de equipe e adversários. Se mostrando muito emocionado, gesticulou agradecendo a todos.

“Foi incrível. Quase caí nas lágrimas, eu não vou mentir. Quando estava lá e todos estavam me aplaudindo de pé e eu vi os jogadores do Pirates, meus companheiros, os caras no banco, nas arquibancadas, aplaudindo, significou muito para mim. Foi muito, muito legal e com certeza, um dos maiores momentos da minha carreira no beisebol.” disse Trey Mancini após a partida.

Mancini sendo ovacionado em sua partida de volta (Foto: Yahoo!)

Qual o papel do esporte, se não proporcionar grandes momentos e contar belas histórias? A história de superação e determinação de Trey Mancini, é mais um grande momento que o esporte proporciona e sem dúvida, um motivo de inspiração para aqueles que lutam diariamente contra esta terrível doença.

--

--

Filipe Saochuk
esporteempauta20

Jornalista | Redator do projeto "Esporte em Pauta" | Apaixonado por esportes!