Meu Esportismo

Ana Luisa Arruda
Esportismo
Published in
2 min readJul 14, 2019

Jornalista, ex-jogadora de vôlei, pior goleira do time da escola, melhor running back do time da praia (sim, futebol feminino na praia numa galáxia muito muito distante), filha de pais fundadores de um time de futsal da minha Cidade natal (João Pessoa-PB), essa mistura só poderia dar em quê? Sim, apaixonada por esportes. E nem interessa se é Curling nas Olimpíadas de Inverno, se é o Seattle Seahawks (meu time) na linha de uma jarda, se é o Buffalo Bills levando uma lavada (meu outro time), se é o Vasco sendo vice (nossa, eu tenho muitos times), se é o Toronto Raptors sendo campeão da NBA (Ok, último clubismo deste texto — favor vide o dia da vitória no link abaixo)… se é esporte, eu me interesso.

Aí eu me formei em Radio e TV, fiz uma especialização em Jornalismo Esportismo e me mudei pro Rio de Janeiro pra fazer uma graduação em Jornalismo e porque eu queria trabalhar na Copa de 2014, isso era Fevereiro de 2013. Ambos os objetivos/sonhos foram alcançados/realizados com sucesso. Meu formei em Jornalismo e trabalhei não só na Copa de 2014, como na Olimpíada de 2016 e na Copa de 2018.

Assim sendo, foi fácil o Esportismo me conquistar. Juntou um grupo de mulheres mega profissionais (mas não quer dizer que é só mulher, viu? portas abertas pra geral) e também apaixonadas por esporte, como eu, querendo gerar conteúdo de qualidade e falar da nossa paixão nacional. Não, futebol não é NOSSA paixão nacional. Nossa paixão nacional é ESPORTE! E apesar do clubismo já citado acima, nosso conteúdo é isento porque o profissionalismo, também já citado, fala mais alto no Esportismo.

Mas o que danado é esportismo? Por definição, é o “esporte como religião, política, ideologia e salvação; cura de todo mal provocado pelo tédio e ausência de clubismo; fenômeno linguístico definidor de conteúdo de esportes”. Para mim, é um lugar onde deposito minhas energias para falar do que eu amo. Estamos só no comecinho desse projeto, mas se depender do amor que cada um de nós sente por isso, é o começo de grande uma história.

Minha primeira vez assistindo NFL in loco e o Buffalo Bills vira meu segundo time preferido. Acervo pessoal: 2015

P.s.: Posso falar do esporte que for, trabalhar com o esporte que for, mas meu queridinho só tem jogos de Setembro a Fevereiro, mas ocupa meu coração o ano inteiro (até rimou): futebol americano. ❤

--

--

Ana Luisa Arruda
Esportismo

Plant a tree, have a child, write a book. Have you ever reached any of these goals? I haven’t... yet.