Otávio Amorim representa o Brasil no International Player Pathway 2020.

Jacqueline Lima
Esportismo
Published in
3 min readDec 10, 2019

Foi anunciado ontem (09) que mais nove atletas irão competir por uma vaga no International Player Pathway em 2020. Eles são de 8 países e irão tentar a sorte grande na Liga e, mais uma vez, teremos um brasileiro tentando um lugar ao sol.

A primeira vez que um jogador oriundo do campeonato nacional de futebol americano esteve nesse programa foi no ano passado, com o Durval Queiroz. O Duzão, como é conhecido, atua como guard no Practice Squad do Miami Dolphins. Nascido e criado no Mato Grosso, Duzão impressionou com excelentes números no Combine de 2019 e assinou com o Miami Dolphins. Começou nos treinos como defensive tackle, mas foi remanejado de função no Training Camp, e se tornou guard.

O nosso representante da vez é o offensive lineman Otávio Amorim, ex-Timbó Rex. Otávio esteve no combine que aconteceu em outubro, na Alemanha, onde participaram atletas de 18 países sendo dois brasileiros. Além de Amorim, Luís Polastri, linebacker também vindo do Timbó Rex, esteve no evento, mas não está na lista para continuidade no programa.

International Player Pathway 2020

O International Player Pathway é um programa que proporciona oportunidade para atletas internacionais alcançarem a NFL. Criado em 2017 o programa busca também aprimorar as habilidades dos atletas que já têm um rendimento de alto nível para, quem sabe, serem aproveitados pelas franquias. O Combine da Alemanha foi uma resposta ao sucesso do programa que tem suas próximas atividades programadas a partir de Janeiro, nos Estados Unidos. Em março terão a oportunidade de mostrar seus talentos para scouts dos times da NFL e talvez assinar um contrato com algum time como free agent ou ser selecionado para o practice squad na próxima temporada.

Drills do Otávio no Combine realizado em Outubro na Alemanha.

Uma divisão da NFL será escolhida aleatoriamente para receber os jogadores selecionados para o programa de 2020, caso eles não assinem como free agent. Todos os jogadores internacionais serão elegíveis ao final do training camp a uma vaga especial no practice squad. Somente se utilizando dessa vaga especial é que a equipe fica com 11 ao invés de 10 jogadores no practice squad, mas este não é elegível para ser ativado ao longo da temporada.

Sobre o Programa, Damani Leech, COO internacional da NFL afirmou:

“O programa International Player Pathway é uma parte importante do nosso esforço contínuo para expandir o esporte globalmente e fornece um caminho para jogadores internacionais chegarem à NFL”

E completa:

“Estamos animados para ver os jogadores de todo o mundo competirem por uma vaga no programa em 2020, incluindo oito jogadores selecionados mediante a participação no Combine Internacional de Outubro, na Alemanha.”

Entrevista do Otávio no Combine realizado em Outubro na Alemanha.

Agora é torcer para que o caminho do Otávio Amorim seja tão grande quanto o do Duzão e que ambos consigam ir além. Quem sabe em 2020 não teremos um brasileiro jogando alguns snaps na temporada regular. Esse sonho é possível demais! ❤

--

--

Jacqueline Lima
Esportismo

Esportes, arquitetura, video juegos e ser feliz! Produtora de conteúdo de Esportes Americanos, no Esportismo , e louca por podcasts. #mulherespodcasters